Topo

Grêmio deve seis meses de 'salários' a afastados, diz Sindicato. Clube nega

Kleber Gladiador é um dos jogadores afastados do elenco principal do Grêmio - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Kleber Gladiador é um dos jogadores afastados do elenco principal do Grêmio Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/01/2015 12h27

Jogadores do 'grupo dos indesejados' do Grêmio reclamam a falta de pagamento de direitos de imagem. Segundo o advogado do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, Décio Neuhaus, a entidade recebeu queixa de atletas que dizem não receber estes valores há seis meses. Enquanto isso, o clube nega de forma veemente tal situação. 

"Recebemos esta informação de alguns jogadores. Atletas que não estão sendo aproveitados, que fazem parte do grupo de jogadores que não estão trabalhando com os demais, têm direitos de imagem atrasados. O caso maior é de seis meses de atraso. Mas há alguns menores, de quatro, três...", disse Neuhaus ao UOL Esporte.
 
No entanto, segundo o advogado do Sindicato há promessa de pagamento do clube e os jogadores, cujos nomes não foram revelados, não pediram para intervenção jurídica pelo pagamento. 
 
"Eles acreditam na promessa do clube de regularizar tudo nos próximos dias. Não houve queixa formal", comentou. "Quando há algo formal, o Sindicato procura o clube de forma oficial, ou até na Justiça. Mas há uma promessa de acerto e os jogadores estão aguardando por isso", completou. 
 
O grupo de jogadores que não estão sendo aproveitados pelo técnico Luiz Felipe Scolari no Grêmio tem faixas salariais de todos os tamanhos. Kleber Gladiador, por exemplo, é um dos vencimentos mais altos do elenco. Edinho e Adriano também não são salários baixos. Já nomes menos badalados como Émerson, Rondinelly, Felipe Nunes, Moisés e Wangler também estão entre os atletas disponíveis para deixarem o clube e com vencimentos bem mais modestos. 
 
Décio Neuhaus, no entanto, não quis especificar qual faixa salarial contempla atrasos. "É indiferente", resumiu. 
 
Grêmio nega completamente tal versão
 
Enquanto isso, o Grêmio nega totalmente dívidas com estes jogadores. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o diretor executivo de futebol gremista, Rui Costa, evitou debater o caso publicamente mas deixou claro que não há qualquer pendência, ainda mais desta forma. 
 
"O Grêmio não tem dívidas desta forma com os jogadores. É uma informação totalmente inverídica", disse. 
 
É fato que o Grêmio encara uma difícil situação financeira. Para equalizar suas contas, o clube trabalha na redução da folha de pagamentos e liberou uma série de jogadores neste período de negociações. 
 
No ano passado, o Grêmio admitiu publicamente atrasos nos pagamentos dos jogadores. No entanto, trabalhou duro e conseguiu encerrar as dívidas com elenco. Desde então, não houve nova informação de pagamentos atrasados. Até a revelação feita pelo Sindicato. Sob ótica gremista, sem a revelação de nomes de jogadores que reclamam, o pleito se torna vazio.