Topo

Riquelme se aposentou. Lembre 5 vezes em que ele destruiu times brasileiros

Riquelme festeja após marcar golaço contra o Corinthians, no Pacaembu, pela Libertadores de 2013 - Nelson Antoine/AP Photo
Riquelme festeja após marcar golaço contra o Corinthians, no Pacaembu, pela Libertadores de 2013 Imagem: Nelson Antoine/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 06h00

Um dos maiores carrascos dos clubes brasileiros no século 21 se aposentou dos gramados. Aos 36 anos, Juan Román Riquelme já não brilhava mais em campo - havia trocado o Boca Juniors pelo Argentinos Juniors, que estava na segunda divisão argentina, no ano passado -, mas deixará saudades na Bombonera, onde foi um dos maiores ídolos da história.

E boa parte dessa veneração é herança do sucesso sul-americano do Boca no início do século, que teve o camisa 10 como protagonista e, algumas vezes, times brasileiros como vítimas. Foram três títulos do Boca com Riquelme na Libertadores (2000, 2001 e 2007) e algumas eliminações de equipes do Brasil no caminho.

Nessa trajetória, Riquelme não perdoou Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Corinthians. Relembre:

1- Boca Juniors x Grêmio (2007)

Riquelme voltou ao Boca em 2007, depois de uma passagem de cinco anos pelo futebol espanhol, e acabou com o sonho do Grêmio de ganhar sua terceira Libertadores. No primeiro jogo, onde o Boca venceu por 3 a 0 na Bombonera, marcou em cobrança de falta ensaiada. No jogo de volta, já com o título praticamente assegurado, ele marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 no Olímpico, foi o nome do jogo e levantou sua terceira taça no torneio. O primeiro foi um golaço da entrada da grande área, sem chance para o goleiro Saja.

2- Boca Juniors x Palmeiras (2001)

O Palmeiras reencontrou na semifinal da Libertadores de 2001 seu algoz na decisão do torneio no ano anterior, e foi novamente frustrado nos pênaltis depois de dois empates por 2 a 2. Riquelme deixou sua marca no jogo de volta, no Parque Antarctica, arrancando do meio de campo, passando por dois adversários e chutando no canto direito do goleiro Marcos. Na decisão por pênaltis, fez o seu.

3- Boca Juniors x Corinthians (2013)

Boca e Riquelme queriam vingança da derrota na decisão da Libertadores de 2012 neste duelo pelas oitavas de final do torneio no ano seguinte. O Boca venceu por 1 a 0 no jogo de ida e o Corinthians esperava virar o resultado na volta, no Pacaembu. Só que Riquelme complicou muito as coisas ao marcar um golaço praticamente da lateral que encobriu Cássio, abrindo o placar para o time argentino. O empate por 1 a 1 foi marcado por muitas decisões polêmicas de arbitragem, reclamadas pelo time brasileiro, e o Boca acabaria eliminado do torneio pelo Newell’s Old Boys na fase seguinte, mas a pintura de Riquelme ficou marcada na história do Pacaembu.

4- Boca Juniors x Cruzeiro (2008)

Riquelme recebeu um cruzamento para marcar o primeiro gol no jogo de ida, na Bombonera, vencido pelo Boca por 2 a 1. Uma nova vitória pelo mesmo placar deu a classificação na partida de volta e a equipe do camisa 10 só seria eliminada pelo Fluminense, na semifinal. Riquelme também marcou um golaço nesse confronto, mas o Flu se deu melhor e conseguiu a classificação para chegar à final, onde foi derrotado pela LDU.

5- Boca Juniors x Palmeiras (2000)

Riquelme não marcou no primeiro confronto (2 a 2), na Bombonera, e nem na partida de volta (0 a 0), no Morumbi. Mas foi personagem central na equipe que ganhou a primeira Libertadores do Boca em 22 anos e deu muito trabalho para a zaga palmeirense. Além disso, fez o seu na decisão por pênaltis, que terminou 4 a 2 para o Boca e frustrou o bicampeonato do time de Felipão na Libertadores.