Topo

Três gols atrás de Réver, Leonardo Silva busca recorde no Atlético-MG

Ídolo eterno dos atleticanos, Leonardo Silva busca recorde de gols de um zagueiro pelo Atlético - Pedro Vilela/Getty Images
Ídolo eterno dos atleticanos, Leonardo Silva busca recorde de gols de um zagueiro pelo Atlético Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

26/01/2015 16h05

Com as saídas de Réver e Diego Tardelli, Leonardo Silva assumiu uma série de postos dentro do Atlético-MG e pode até bater um recorde na história do clube. Sem o antigo companheiro de defesa, Léo Silva caminha livre para se tornar o maior zagueiro artilheiro nos quase 107 anos do clube mineiro. Com 19 gols marcados, o atual capitão do Atlético tem apenas três a menos do que Réver, que até então era o capitão do time.

Na Cidade do Galo desde 2011, Leonardo Silva se tornou o jogador há mais tempo em sequência na equipe profissional, ao lado do goleiro Giovanni. Com isso, é dele também a liderança entre os que mais atuaram pelo Atlético no atual elenco. O zagueiro já tem 185 partidas pelo clube alvinegro, quatro a mais do que o lateral direito Marcos Rocha, que entre idas e vindas está direto na Cidade do Galo desde janeiro de 2012.

A braçadeira de capitão já estava com Léo desde julho de 2014, quando o antigo companheiro na defesa passou pela segunda cirurgia no tornozelo direito. Se Réver teve o privilégio de levantar a Copa Libertadores e dois troféus do Campeonato Mineiro, coube a Leonardo Silva a honra de ser o capitão nas conquistas da Recopa e da Copa do Brasil.

Autor de um dos gols do Atlético no triunfo sobre o Shakhtar Donetsk, o zagueiro não esconde que realmente pensa em superar o ex-companheiro. Leonardo Silva aparece na terceira colocação entre os beques com mais gols pelo Atlético. O primeiro é Réver, com 22, seguido por Luisinho, que marcou 21 vezes.

“Vamos trabalhando, vamos continuar como está. É ir devagarinho, pois uma hora tem que acontecer. Então vou trabalhar e estar preparado para aproveitar as oportunidades”, comentou Leonardo Silva, que marcou 19 gols, sendo o mais importante deles o segundo da final da Copa Libertadores 2013, diante do Olímpia-PAR.

Fazer um gol logo na primeira partida de 2015 foi muito importante para o defensor, que ficou quase um ano se marcar, entre 14 de agosto de 2013 e 3 de agosto de 2014. Como tem contrato apenas até dezembro, Leonardo Silva corre contra o tempo para pelo menos chegar a marca de 22 gols pelo Atlético.

“Tomara que continue assim durante o ano inteiro. Que eu possa ajudar defensivamente o Atlético e, ofensivamente, se aparecer uma oportunidade, vou tentar aproveitar da melhor maneira. Graças a Deus o gol já saiu logo no amistoso, no primeiro jogo do ano”.

A próxima oportunidade é contra o Tupi, na estreia do Campeonato Mineiro, dia 1/2, às 17h, no Independência. Curiosamente, Leonardo Silva tem apenas um gol pelo Atlético em jogos pelo Estadual. Nas edições entre 2011 e 2014 ele disputou 28 partidas e a única vez que balançou as redes foi contra o Tombense, na semifinal de 2013.

Procurado pelo UOL Esporte para comentar a possibilidade de perder o recorde de zagueiro com mais gols pelo Atlético, Réver preferiu não comentar o assunto. Atualmente no Internacional, o jogador foi procurado através da assessoria de imprensa particular, mas achou por bem não opinar.