Topo

Ataque dos sonhos ou pesadelo? Grêmio ainda pode liberar Barcos ou Moreno

Barcos e Marcelo Moreno não tiveram o rendimento esperado nos primeiros treinamentos - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Barcos e Marcelo Moreno não tiveram o rendimento esperado nos primeiros treinamentos Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/01/2015 06h00

A direção do Grêmio se esforçou, a torcida abraçou a ideia e desde os primeiros dias da temporada 2015, todos queriam ver o ataque formado por Marcelo Moreno e Barcos. Se o problema de 2014 foi a falta de gols, com dois dos artilheiros do último Brasileirão juntos, tal carência teria fim. Mas o que era sonho, parece virar pesadelo. Sem render próximo do esperado, a dupla pode ser desfeita antes mesmo do primeiro jogo oficial do ano. E se não atuarem ao mesmo tempo, eles se tornam um peso ao clube. 

A ordem no Grêmio 2015 é cortar gastos. E para isso, jogadores de vencimentos mais altos que não são titulares absolutos foram sacados do elenco. Werley, Fernandinho, Edinho, Kleber Gladiador, nenhum está sentando no banco de reservas. Quem sobrar de Moreno e Barcos criaria um problema além de técnico, financeiro. 
 
Somando os salários de ambos, o gasto mensal ultrapassa R$ 1 milhão. Portanto, se for para tê-los no grupo, precisam atuar. Ou estarão pesando à folha gremista, cuja meta é bater no máximo em R$ 5 milhões. Ou seja, se a dupla for, de fato, desfeita, alguém ainda pode ser negociado. Mais do que isso, precisa ser negociado. Não há, no entanto, propostas oficiais ou mesmo a definição do futuro deles. 
 
Até agora, o único fato concreto é que o rendimento ficou aquém do esperado. O técnico Luiz Felipe Scolari admite que esperava, a essa altura, ter um aproveitamento melhor da dupla ofensiva, abastecida por Douglas, que também está devendo. 
 
Nos três compromissos amistosos até agora, o único a marcar foi Moreno. Nos treinamentos, oras o Pirata oras o Flecheiro deram lugar a Everaldo, que tem crescido de rendimento e já aparece como 'sombra' dos mais badalados. 
 
"Eu imaginava ter um pouco mais de entrosamento, no sentido de jogar com dois centroavantes. Mas isso é questão de tempo, e a gente pode ir aprimorando durante o campeonato. Estávamos acostumados ao 4-2-3-1 e agora, quando voltamos para esse esquema, a equipe se ajeitou. São detalhes que vamos precisar analisar para saber o que é melhor", disse Felipão após o empate com o Cascavel, no domingo. 
 
E a situação de ambos é semelhante no que diz respeito a contratos. Tanto Moreno quanto Barcos tem em dezembro de 2015 o último mês de ligação ao Grêmio. Ou seja, no meio do ano podem assinar pré-contratos e deixar o clube sem gerar lucro algum. Mais uma peculiaridade em uma eventual negociação. 
 
A janela de transferências para Europa está prestes a se fechar. Restariam mercados menos interessantes. Barcos já foi alvo de clubes mexicanos e rejeitou propostas com objetivo de seguir no Grêmio. Já Moreno jamais se manifestou positivamente e ainda está sendo 'convencido' a ficar. 
 
A ideia é seguir testando. Felipão mostrará, nesta semana, se irá ou não dar nova oportunidade para 'ataque dos sonhos' justificar tanta expectativa Grêmio. Nesta terça-feira, o grupo trabalha em dois turnos no CT Luiz Carvalho. O primeiro compromisso oficial aponta para o próximo sábado, diante do União Frederiquense, na Arena, às 17h (horário de Brasília), pela primeira rodada do Brasileirão.