Topo

Chelsea vai à final na Inglaterra com gol que Mourinho não viu

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 20h16

O Chelsea está na final da Copa da Liga Inglesa. Em jogo emocionante com direito a gol na prorrogação, os Blues venceram o Liverpool por 1 a 0, nesta terça, em Stamford Bridge, e garantiram a vaga na decisão. No jogo de ida, os times haviam empatado por 1  a 1 em Anfield.

O gol da partida foi marcado aos 3 minutos da prorrogação pelo zagueiro Ivanovic, de cabeça, após cobrança de falta de Willian. O curioso é que o técnico José Mourinho perdeu o momento do gol porque reclamava com o quarto árbitro, Phil Dowd.

Agora, o Chelsea pega na final o vencedor do jogo entre Sheffield United e Tottenham, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 17h45, com placar em tempo real do UOL Esporte.

Fases do Jogo

O jogo começou bastante movimentado em Stamford Bridge, com o Liverpool marcando no campo de ataque e o Chelsea buscando manter a posse de bola.

Aos 11 minutos, o clima esquentou. Diego Costa pisou no lateral Emre Can na linha lateral e teve início uma pequena confusão, controlada pelo árbitro Michael Oliver. Mas o atacante ainda se desentendeu ao longo do jogo com outros rivais, como Gerrard e Skrtel, desafeto do jogo de ida.

Cinco minutos depois, o Liverpool perdeu a primeira boa chance. Contra apenas um marcador do Chelsea, Sterling recebeu em velocidade e viu Gerard passar livre para receber a bola. Mas o atacante tentou driblar e acabou desarmado.

Melhor em campo, o Liverpool teve duas grandes chances para abrir o placar aos 26 e aos 29, mas parou em Courtois. Primeiro, Gerrard colocou Moreno na cara do gol, que chutou para boa defesa do goleiro. Depois, Philippe Coutinho fez fila na zaga do Chelsea, bateu rasteiro e Courtois salvou com o pé.

O Chelsea também assustou o gol do Liverpool na etapa inicial. Oscar, Willian, Hazard arriscaram chutes de fora da área, mas com menos perigo.

Os Blues voltaram pressionando e com mais ímpeto no 2º tempo. Aos 15 minutos, Hazard quase fez um golaço. Arrancou pela esquerda, driblou três defensores e bateu forte da entrada da área. A bola passou rente à trave de Mignolet.

O goleiro do Liverpool foi o nome do time na etapa final. Primeiro, fez bela defesa em chute de fora da área de Diego Costa. Depois, a bola sobrou na pequena área para o brasileiro naturalizado espanhol, que tentou driblar Mignolet mas parou no goleiro.

O Chelsea aumentou a pressão a partir da metade do segundo tempo. Mas não conseguiu furar o forte sistema defensivo do Liverpool. Resultado: prorrogação. No tempo-extra, o Chelsea continuou pressionando e decidiu a partida com gol de Ivanovic, de cabeça, após falta cobrada por Willian.

O Liverpool ainda tentou uma reação no abafa, mas o Chelsea segurou o resultado e garantiu a vaga na final da Copa da Liga.

O melhor: Ivanovic - Além de fazer uma boa partida defensivamente, o zagueiro marcou o gol que deu a vitória e a vaga na final ao Chelsea.

O pior: Sterling - O atacante Liverpool correu bastante enquanto esteve em campo, mas falhou em assistências e finalizações que poderiam ter decidido o jogo a favor dos Reds.

Toque dos técnicos: Brendan Rodgers organizou o Liverpool para marcar o Chelsea sob pressão e a estratégia do técnico do Liverpool deu certo no primeiro tempo. Os Reds tiveram as melhores chances em contragolpes após erros dos Blues. Do outro lado, José Mourinho, após 1º tempo instável do seu time, mexeu bem no time para a etapa final e reverteu a leve inferioridade dos Blues na partida.

Para lembrar: O Liverpool não vence o Chelsea desde maio de 2012, com um retrospecto recente de 3 empates e 3 derrotas para os Blues. Por outro lado, no Campeonato Inglês os Reds buscam recuperação na tabela depois de péssimo início de temporada: 4 vitórias e 1 empate nos últimos 5 jogos.