Topo

Conselho da Europa pede que Fifa faça nova votação por sede da Copa de 2022

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 11h08

Classificação e Jogos

Em relatório aprovado nesta terça-feira (27), o Conselho da Europa pediu formalmente à Fifa que uma nova votação seja realizada para definir o país que receberá a Copa do Mundo de 2022. A requisição deve-se a suspeitas de irregularidades no processo que culminou com a escolha do Qatar.

A escolha do Qatar foi oficializada no dia 2 de dezembro de 2010, quando a Fifa também anunciou que a Rússia receberia o Mundial de 2018. Desde então, o processo que levou a entidade a escolher os dois países tem sido alvo de uma série de denúncias.

Em dezembro de 2014, a discussão sobre a escolha das sedes motivou um pedido de demissão de Michael J. García, que trabalhava no Comitê de Ética da Fifa. Ele havia passado meses investigando o processo de eleição do Qatar, mas a entidade decidiu não abrir expediente disciplinar a partir das denúncias feitas pelo órgão.

“A avaliação do processo de escolha das sedes está encerrada para o Comitê de Ética da Fifa. O processo foi robusto e profissional, e não há motivos para que ele seja reaberto”, escreveu em novembro Hans Eckert, presidente do comitê de ética.

Agora, o Conselho da Europa tenta reabrir a discussão. Criado em 1949, o órgão tem sede em Estrasburgo (França). Seus principais pleitos têm foco em direitos humanos, desenvolvimento democrático e estabilidade político-social.

“A Fifa não pode fugir à obrigação de votar novamente”, diz o relatório emitido pelo Conselho da Europa nesta terça-feira. O documento classificou o processo de escolha da sede da Copa de 2022 como “radicalmente falho”.

Segundo a agência de notícias “AFP”, o documento diz que a Fifa teve “práticas extremamente questionáveis” e questiona a “facilidade” com que a entidade ignorou denúncias do comitê de ética e confirmou a escolha da sede.

O relatório foi aprovado por unanimidade no Conselho da Europa, mas ainda será levado à plenária em abril deste ano.