Topo

Corinthians usa tática motivacional para erguer zagueiro até a Libertadores

Felipe chegou ao Corinthians em 2012 e já teve dispensa vetada por Tite - Leonardo Soares/UOL
Felipe chegou ao Corinthians em 2012 e já teve dispensa vetada por Tite Imagem: Leonardo Soares/UOL

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 16h07

Felipe é titular em todos os treinamentos desde que Tite retornou ao Corinthians. Também foi a primeira escolha nos três jogos já realizados na pré-temporada. E, no discurso dentro do clube atualmente, a intenção clara é de tentar provar que ele pode ser importante para os planos em 2015.

Contratado por um salário considerado de primeira linha, o zagueiro Edu Dracena, por enquanto, treina entre os reservas. Na avaliação da comissão técnica, ele não está tão distante fisicamente do elenco, mas a tendência é que Tite inicie 2015 com Felipe no time. E isso inclui o jogo decisivo com o Once Caldas-COL pela primeira fase da Copa Libertadores, 4 de fevereiro.

Nesta terça-feira, o goleiro Cássio reafirmou um papel que diversos corintianos têm adotado em 2015 e encheu o zagueiro de moral. "Temos total confiança no Felipe. Quando ele foi criticado, deu respostas. Temos total confiança nele", insistiu. Depois, a pedido de um repórter, o camisa 12 comparou os dois defensores.

"O Felipe é um jogador jovem, não tem tanta experiência. O Dracena foi capitão por onde passou, tem uma bagagem grande, foi campeão. Esse tipo de jogador tem muito a acrescentar. O Felipe foi muito criticado, é bastante novo, mas depois teve uma resposta boa. Ele foi muito bem no fim do Brasileiro. O Dracena é muito confiável e o Felipe é totalmente confiável", disse o goleiro Cássio, um dos líderes do elenco.

Há duas semanas, Tite se manifestou publicamente sobre o zagueiro que mantém como titular. E o discurso, adivinhe, também foi idêntico. "O Felipe vem se construindo e crescendo ao longo desse tempo, e vai amadurecendo. Ele está pronto para brigar pela titularidade. Precisa de confiança e naturalidade com o peso e expectativa que gera a camisa do Corinthians. Estou muito tranquilo quanto a ele", declarou o treinador.

Cobrado por reforços para a defesa imediatamente após a perda de Anderson Martins para o Qatar, o gerente de futebol Edu Gaspar foi outro a tentar dar moral para Felipe no início de 2015. "Acreditamos muito na evolução do Felipe. Ele fez um segundo semestre muito bom, tem características interessantes e o Tite sempre elogiou muito. Acreditamos que ele possa suprir", comentou na ocasião.

Por ora, Felipe não iniciou o ano tão bem. Contra o Bayer Leverkusen-ALE, o gol sofrido pelo Corinthians teve a marcação frouxa do zagueiro no combate a um adversário. Já no último sábado, diante do Corinthian Casuals-ING, ele assustou os torcedores.

Impulsão e boa saída de bola, normalmente, são os pontos mais destacados em análises internas sobre Felipe. Falta de sorte e vacilos em jogos importantes, como a eliminação contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil em 2014, são citadas como contraponto.