Topo

Richarlyson fecha com Chapecoense, e empresário diz que vôlei era só lazer

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 12h16

Depois de ter flertado com a aposentadoria e de ter representado o vôlei amador do Taquarituba na 31ª edição dos Jogos Santa-Cruzenses, o polivalente Richarlyson vai voltar à elite do futebol brasileiro. O jogador de 32 anos assinou contrato com a Chapecoense até o fim da temporada 2015.

“Tudo que se faz de Richarlyson cria-se uma proporção maior. Ele também jogou futebol, mas as pessoas não noticiaram. Mesmo sendo um lazer, só publicaram isso. Ele não pensou em seguir uma carreira no vôlei, até porque tem 32 anos. A história de aposentadoria foi da boca para fora, num momento em que ele ficou irritado”, disse Júlio César Fressatto, empresário do atleta.

No dia 29 de novembro de 2014, Richarlyson anunciou a aposentadoria dos campos de futebol. “Particularmente, eu encerro minha carreira aqui”, disse em entrevista coletiva o jogador do Vitória, que havia perdido por 4 a 0 para o Flamengo em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O time baiano tentava afastar a ameaça de rebaixamento para a segunda divisão nacional, e a entrevista pós-jogo do meio-campista foi cheia de críticas à arbitragem: “O futebol foi muito grato comigo, mas eu não quero mais passar esse tipo de vergonha, não”.

A partida que motivou o desabafo de Richarlyson foi válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. “Jogo a próxima partida e paro por aqui”, avisou o meio-campista do Vitória, que acabou rebaixado à Série B.

Em janeiro de 2015, Alecsandro, atacante do Flamengo e irmão de Richarlyson, chegou a falar sobre o tema. “Juntamos a família e ajudamos a perceber que isso faz parte da carreira”, relatou o atacante.

O empresário de Richarlyson também trabalhou para demovê-lo da ideia de aposentadoria: “É muito difícil conquistar um nome no mercado do futebol nacional e até internacional, coisa que ele conseguiu. Ele tem 32 anos, foi três vezes campeão brasileiro e não pode jogar fora uma história assim”.

Segundo Fressatto, Richarlyson foi procurado por quatro equipes depois do término do Campeonato Brasileiro de 2014. A opção pela Chapecoense tem relação com a política de austeridade do clube.

“No atual cenário, você tem de buscar os clubes que honram seus compromissos. A gente optou pela Chapecoense por ter um projeto bom e por apresentar condições financeiras boas”, afirmou o empresário.