Topo

CBF desistiu de denunciar suposto racismo com medo de punição, diz jornal

Associação Uruguaia teria juntado provas para denunciar o Brasil em três artigos  - Reprodução Sportv
Associação Uruguaia teria juntado provas para denunciar o Brasil em três artigos Imagem: Reprodução Sportv

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 11h44

A polêmica envolvendo um suposto racismo na partida entre Brasil e Uruguai pelo Sul-Americano Sub-20 pode ganhar um novo capítulo. Nesta quarta-feira, o jornal Ovación afirmou que a CBF desistiu de denunciar a delegação uruguaia porque os brasileiros também tiveram um comportamento digno de punição.

De acordo com a publicação, o primeiro motivo para o Uruguai mover uma ação seria a expulsão da mascote Batú da foto com a equipe brasileira.

Em segundo lugar, os uruguaios pediriam uma punição ao Brasil pelo excesso de cartões. O regulamento da competição estabelece que uma seleção pode ser denunciada pelo adversário caso receba cinco amarelos em uma partida. Foi exatamente o número de cartões que a seleção brasileira recebeu, incluindo os dois que custaram a expulsão de Wallace.

A última acusação seria o fato de o técnico Alexandre Gallo foi expulso já no fim do jogo. Só que ele não se dirigiu ao vestiário e permaneceu na beira do gramado, o que seria motivo para outra denúncia.

Dessa forma, a Associação Uruguaia de Futebol se movimentou rápido para forçar a CBF a desistir de apresentar uma reclamação formal contra o jogador Facundo Castro.

Na ocasião, o meia Marcos Guilherme acusou o meia Facundo Castro de racismo. "Cinco vezes o cara me chamou de macaco. Isso não pode acontecer, se não tomarem uma atitude isso não vai parar nunca", disse.