Topo

Ex-jogador Figo será candidato à presidência da Fifa: "futebol merece mais"

Figo tem até quinta-feira para registrar candidatura à presidência da Fifa - Gabriel Reis/AgNews
Figo tem até quinta-feira para registrar candidatura à presidência da Fifa Imagem: Gabriel Reis/AgNews

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 11h16

O ex-jogador Luis Figo anunciou nesta quarta-feira (28) que pretende concorrer com Joseph Blatter em 2015 e disputar a presidência da Fifa, entidade máxima do futebol internacional. O português de 42 anos ainda precisa de apoio de pelo menos cinco associações nacionais para confirmar a candidatura.

“Eu me preocupo com o futebol. Então, tenho ficado preocupado com a imagem da Fifa – não apenas agora, mas no passado. Eu não gosto disso”, explicou Figo em entrevista ao canal “CNN”. "Se você fizer qualquer busca na internet, vai ver que a primeira palavra associada à entidade é escândalo. O futebol merece muito mais", adicionou.

A Copa de 2014 teve influência nos planos pessoais de Figo: "Estive no Brasil no ano passado e vi as reações dos torcedores sobre a imagem da Fifa. É preciso mudar algo. Uma mudança de liderança, de governança, de transparência e de solidariedade. Chegou o momento".

O problema para Figo é o prazo. O prazo para inscrição de candidaturas à presidência da Fifa na eleição de 2015 termina na próxima quinta-feira (29). Portanto, o português tem apenas um dia após o anúncio para angariar apoio de cinco associações.

Como jogador, Figo passou por Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão. Além disso, disputou 127 partidas com a camisa da seleção portuguesa. Ele foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo em 2001.

A eleição presidencial da Fifa será realizada em maio, e Blatter tentará se manter no cargo por mais um mandato. Michael van Praag, presidente da federação holandesa, já obteve apoio de cinco associações e será concorrente.

Jerome Champagne, ex-vice-secretário-geral da Fifa, e Ali Bin Al-Hussein, príncipe oriundo da Jordânia, também anunciaram intenção de concorrer. No entanto, assim como Figo, eles ainda não obtiveram apoios suficientes para registrar candidatura.