Topo

Ofuscado por Neymar e Messi, trio liderado por 'Piquenbauer' fecha o Barça

Piqué admitiu estar em má fase no ano passado e mostra reação no início de 2015 - Josep Lago / AFP
Piqué admitiu estar em má fase no ano passado e mostra reação no início de 2015 Imagem: Josep Lago / AFP

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 06h00

Os holofotes costumam ficar em Messi, Neymar e Suárez, mas outro trio tem sido decisivo para a recuperação do Barcelona. Longe do centro das atenções e fazendo pouquíssimas faltas, Piqué, Mascherano e Busquets criaram um paredão na defesa do time catalão. Nos últimos seis jogos, a equipe só tomou um gol. Tal eficiência já empolga mídia e torcedores na Espanha, a ponto de ressuscitar um velho apelido do zagueiro central: Piquenbauer.

A volta da boa fase do setor passa pela evolução de Piqué, dentro e fora de campo. No segundo semestre do ano passado, o zagueiro admitiu estar jogando mal e ainda se tornou alvo de críticas por defender a independência da Catalunha. Chegou a não ser sequer relacionado por Luis Enrique e amargou a reserva.

“Preciso me recuperar. Já estive entre os melhores zagueiros do mundo e agora não estou mais, mas voltarei a esse nível, é meu objetivo”, disse ele na época. Em seguida, Piqué parou de aparecer. Sumiu das redes sociais e adotou maior discrição.

Contando com o bom momento de Mascherano, um dos melhores jogadores da última Copa, e também de Busquets, o trio agora forma a defesa menos vazada do Espanhol, com apenas nove gols sofridos em 19 rodadas. Na semana passada, na vitória por 1 a 0 sobre o forte Atlético de Madri, pela Copa do Rei, outros números impressionaram.

Somados os três jogadores, eles só cometeram uma falta e roubaram 38 bolas, mais do que o restante do time. Nesta quarta-feira, o Barça reencontra o atual campeão espanhol e vice da Liga dos Campeões em busca de uma vaga nas semifinais.

Messi e Neymar continuam encantando no ataque, mas enquanto isso o trio defensivo também ajuda a afastar a crise que ameaçou o Barcelona, mesmo que poucos prestem atenção neles.