Topo

'Penaldo'? C. Ronaldo faz mais gols de pênalti que Messi, Ibra e Robben

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 06h01

Entre os muitos gols e as belas jogadas, o português Cristiano Ronaldo sempre é criticado por cavar pênaltis como poucos no futebol. “Piscinero!” - gritam os rivais espanhóis, em alusão a jogadores que se jogam na área. “Penaldo”: brincam os torcedores brasileiros. Nada que chegue a manchar a imagem do melhor do mundo, que continua com média superior a um tento por partida na temporada, com 36 gols em 31 jogos.

Mas quando comparada a quantidade de pênaltis convertidos por CR7 com os demais artilheiros dos grandes clubes europeus, fica evidente um abismo. Sozinho, o craque do Real Madrid já fez 10 gols oriundos de penalidades desde agosto. Para se ter uma ideia do que isso significa, os atacantes Messi, Robben e Ibrahimovic, juntos, se valeram da marca da cal para balançar as redes em 6 oportunidades no mesmo período.

Os jogadores que mais converteram penalidades depois do português não chegam à metade dos seus tentos. É o caso de Hazard, do Chelsea, Müller, no Bayern de Munique, e Cazorla, do Arsenal, que fizeram 4 gols de pênalti cada. Coincidência?

Pelo menos dois fatores ajudam a explicar toda essa diferença. Primeiro, o Real Madrid também tem larga vantagem em relação aos principais times da Europa no quesito. O Milan e o PSG, por exemplo, tem 5 gols de pênalti nos respectivos campeonatos nacionais. Enquanto Chelsea e Bayern de Munique, 4. Outros grandes europeus tem números ainda menores nas ligas locais.

Depois, CR7 é absoluto nas cobranças: se estiver em campo, ele quem bate; quando isso acontece, é quase certeza de bola na rede. Afinal, em 11 chances nesta temporada, ele converteu 10. Falhou somente na partida de estreia do Real na fase de grupos da Liga dos Campeões, vitória por 2 x 1 contra o Ludogorets, em que ele não desperdiçou o segundo pênalti que bateu.

Eleito melhor jogador do mundo pela 3ª vez e balançando as redes a cada 72 minutos nesta temporada, é indiscutível a qualidade e o nível alcançados pelo português. Mas sendo 10 desses 36 gols vindos de penalidades, algumas sofridas e provocadas por ele mesmo, é possível perguntar: Cristiano Ronaldo é "piscinero"?