Topo

Anderson é oferecido e Inter negocia contratação de ídolo do Grêmio

Anderson foi herói do Grêmio em 2005 e pode parar no Inter 10 anos depois - Jon Super / AP
Anderson foi herói do Grêmio em 2005 e pode parar no Inter 10 anos depois Imagem: Jon Super / AP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/01/2015 12h50

O meia Anderson, 26, pode ser o quinto reforço do Internacional para disputa da Libertadores. Com contrato terminando no Manchester United, o jogador foi oferecido no Beira-Rio e interessa. Os dirigentes do Colorado admitem as tratativas, porém outros envolvidos no negócio colocam o acerto como iminente. Dependendo de poucos detalhes burocráticos. O jogador foi revelado pelo Grêmio e teve papel importante na conquista da Série B do Brasileirão, em 2005, ao marcar o gol da vitória no jogo conhecido como “Batalha dos Aflitos”.

A cúpula do Inter confirma que o nome de Anderson foi ofertado e é interessante, contudo cita o processo de análise e não dá maiores detalhes do caso. Integrantes das conversas, de fora do clube, são mais otimistas e veem o acerto bem perto de acontecer. Para isto, o meia negociaria diretamente uma rescisão na Inglaterra e viria livre para o Beira-Rio.

O contrato de Anderson com o Manchester United vai até julho, mas o clube inglês não tem interesse algum em seguir com ele. Antes da virada do ano, a equipe chegou a cogitar a rescisão para reduzir custos – mediante um acordo com o atleta. O caso não evoluiu e ele segue na Inglaterra.

Para quem acompanha o negócio, dois detalhes ainda são entrave: o valor de luvas e as cifras do salário, que ainda precisam ser debatidas no quesito líquido e bruto (com e sem impostos). O plano de Anderson é assinar um vínculo de quatro temporadas, o que também é analisado pelo Inter.

Em novembro de 2014, Anderson conversou com o Grêmio e chegou a afirmar que reduziria os salários para acertar o retorno ao Brasil. À época, a redução não foi suficiente, pois o meia pediu R$ 620 mil mensais e acabou sendo descartado pelo tricolor. Agora, o vencimento solicitado é de R$ 500 mil em caso de acerto no Beira-Rio.

Campeão da Segunda Divisão com o Grêmio, Anderson deixou o Brasil para jogar no Porto. E de lá, foi para o Manchester United. No time inglês, ganhou uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes e quatro Premier Leagues. No ano passado, sem espaço no Old Trafford, foi emprestado para Fiorentina.