Topo

Brasil supera fraca atuação e divide liderança com Argentina e Uruguai

Do UOL, em São Paulo

29/01/2015 19h44

O Brasil chegou a primeira vitória na segunda fase do Sul-Americano sub-20. A equipe comandada por Alexandre Gallo venceu por 2 a 0 nesta quinta-feira.

Esse resultado coloca a seleção brasileira na liderança do hexagonal final, empatado com a Argentina e Uruguai, atrás apenas por ter feito um gol a menos. Ambos têm quatro pontos e dois gols de saldo, mas os argentinos fizeram três gols contra dois do Brasil, o terceiro no empate por 1 a 1 contra a Colômbia nesta quinta-feira. O Uruguai, que bateu o Peru por 3 a 1, está com a mesma campanha dos argentinos.

A seleção volta a campo no próximo domingo. A partida será o clássico contra a seleção argentina.

Fases do jogo: Nenhum lance de perigo. Esse foi o primeiro tempo da seleção brasileira que sofreu muito com a pouca criatividade no meio-campo. As melhores jogadas vieram de chutes de longe ou cruzamento, mas nada que tirasse o sono do goleiro Echagüe.

Do outro lado, os paraguaios também não ameaçaram muito, mas a chance criada foi melhor. Thiago Maia saiu jogando errado, perdeu a bola e o gol do Paraguai só não saiu graças a intervenção de Marcos, que fez grande defesa.

O segundo tempo não começou diferente. O Brasil dominava a posse de bola e nada criava. Mas, depois dos 15 minutos, a equipe cresceu.

A melhor chance veio dos pés de Marcos Guilherme, do Atlético Paranaense, e artilheiro do Brasil na competição. Ele saiu na cara do goleiro Echagüe, mas a finalização acertou o pé da trave. Na sequência, um paraguaio salvo em cima da linha. Na próxima jogada, Yuri Mamute acertou um chute de dentro da área e inaugurou o placar.

Depois que Mamute abriu o placar, Marcos Guilherme brilhou mais uma vez. Ele puxou um bom contra-ataque e bateu na saída do goleiro paraguaio, definindo o jogo.

Melhor: Yuri Mamute – Em um jogo em que o sistema ofensivo do Brasil pouco apareceu, a finalização certeira do atacante foi fundamental para abrir a defesa paraguaia e para a vitória.

Pior: Gabriel – Se ficou famoso por fazer muitos gols na categoria de base do Santos e ir bem no mesmo quesito no time titular, o atacante não mostrou a que veio no Sul-Americano. Ele só marcou uma vez até aqui e pouco participou do jogo contra o Paraguai.

Para lembrar.

Estão fora. Yuri Mamute e Thiago Maia serão desfalques para o jogo contra a Argentina no fim de semana. Ele estão suspenso pelo amarelo que receberam contra o Paraguai.

Que isso? A bandeira brasileira utilizada pela organização antes da partida estava muito desproporcional.

Preocupação. Lucas Evangelista, revelado pelo São Paulo, deixou o gramado sentindo dores na virilha.