Topo

Lincoln toma vaga de Douglas no time titular. Everton tem chance no Grêmio

Lincoln tem apenas 16 anos e será titular no primeiro jogo d Grêmio na temporada - Marinho Saldanha/UOL
Lincoln tem apenas 16 anos e será titular no primeiro jogo d Grêmio na temporada Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/01/2015 18h00

A série de testes propostos por Felipão teve novo capítulo nesta quinta-feira (29). No CT Luiz Carvalho, o treinador gremista mudou bastante a equipe em um treino de posicionamento e posteriormente coletivo. Lincoln, de apenas 16 anos, ganhou vaga de Douglas no meio-campo. Everton entrou na ponta e a formação passou ao 4-2-3-1. 

O time que trabalhou taticamente sem adversário e depois foi titular no coletivo teve: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Marcelo Oliveira e Marcelo Hermes; Fellipe Bastos, Araújo, Luan, Lincoln e Everton; Barcos. 
 
No primeiro momento, Felipão e o auxiliar Ivo Wortmann orientaram ações sem a presenta de um time oponente. As infiltrações dos pontas em diagonal e a bola trabalhada pelos volantes tiveram atenção especial. Felipão, ainda, orientou o lateral Marcelo Hermes a repetir os movimentos feitos por Zé Roberto no ano passado. "Lembra do que o Zé Roberto fazia, entra como meia quando a bola estiver do seu lado", disse ao jovem de 19 anos. 
 
Após cerca de 30 minutos, um treinamento coletivo foi organizado. Os reservas, que até então trabalhavam separados, foram chamados e montaram equipe com: Tiago; Matías Rodríguez, Rafael Thyere, Erazo e Júnior; Balbino, Gabriel Silva, Douglas e Paulinho; Lucas Coelho e Marcelo Moreno. 
 
Scolari observou ações dos jogadores sem parar a atividade. Viu uma boa movimentação de marcação, mas cobrou jogadas mais simples da equipe. No ataque, o time principal não foi bem e teve dificuldades de criação. 
 
Fellipe Bastos e Barcos discutem
 
Durante o treinamento coletivo, Barcos e Fellipe Bastos discutiram. O argentino queria a bola nele, o volante encontrou Everton pela esquerda. E após o fim da jogada, de longe, eles se estranharam. Barcos disparou um palavrão, Bastos retrucou. "Fala demais, você fala muito", disse saindo de perto. 
 
Foi o último treinamento forte do Grêmio antes da estreia em competições oficiais. No sábado, o Gauchão começa com o duelo contra o União Frederiquense, às 17h (horário de Brasília), na Arena.