Topo

Mesmo com apenas 1,70m, Luan se destaca no Atlético-MG com gols de cabeça

Luan celebra de joelhos o 1° gol do Atlético-MG sobre o Cruzeiro na final da Copa do Brasil - AFP PHOTO/Douglas MAGNO
Luan celebra de joelhos o 1° gol do Atlético-MG sobre o Cruzeiro na final da Copa do Brasil Imagem: AFP PHOTO/Douglas MAGNO

Victor Martins

Do UOL, em Vespasiano

29/01/2015 15h03

O pequenino Luan facilmente se destaque entre os jogadores em campo. O jeito de correr a cabeleira são marcas do baixinho de apenas 1,70m, mas que também aparece bem quando o assunto é gol de cabeça. Isso mesmo. Apesar da baixa estatura, fazer gols em bolas cruzadas é uma das características do meia-atacante do Atlético-MG. Na temporada passado, por exemplo, metade dos gols dele foram de cabeça.

A principal vítima foi o Bahia, que levou gol de Luan nos dois turnos do Brasileirão. Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro foram os outros times surpreendidos pelo ‘grande’ cabeceador do Atlético. Ao ser perguntado sobre o tema, Luan lembra lá do começo da carreira. O jogador garante que os gols de cabeça o acompanham desde sempre.

“Eu já fazia muitos gols de cabeça desde pequeno, quando era novo mesmo. Desde Alagoas, quando eu jogava no amador, que eu fazia muitos gols de cabeça. Eu jogava de volante e chegava na frente para finalizar. No Atlético Sorocaba já vinha me destacando por ser baixinho e fazer muitos gols de cabeça. Essa é uma das qualidades que eu tenho, que é chegar na área de surpresa”.

Sorte? Não mesmo. Luan dá várias explicações para o sucesso entre os zagueiros grandalhões, como desatenção ou menosprezo dos adversários. A quantidade de gols de cabeça em 2014, o último deles na final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, virou até brincadeira dentro da Cidade do Galo.

“Isso não é novidade para mim. Até o Levir fica brincando, que sou muito baixinho que foi na cagada que fiz o gol. Mas eu falo para ele que tenho essa qualidade de chegar na área”, disse Luan aos risos.

E no amistoso contra o Shakhtar Donetsk o baixinho atleticano quase marcou um gol de cabeça. Mas o goleiro Pyatov evitou com grande defesa, colocando a bola para escanteio. Se a temporada não começou com gols, a próxima chance de Luan marcar, seja de cabeça ou não, vai ser contra o Tupi, na estreia do Campeonato Mineiro, neste domingo, às 17h, no Independência.