Topo

Novo ataque titular do Palmeiras vale quase um Henrique. Pelo menos em gols

Do UOL, em São Paulo

29/01/2015 06h00

Oswaldo de Oliveira começou a treinar o novo time titular do Palmeiras nesta semana, e ele é bem diferente do de 2015. Nas laterais, duas caras novas; na zaga também. O ataque é formado por Dudu, maior contratação da temporada, e Leandro Pereira, outro reforço - o artilheiro de 2014, Henrique, deixou o clube em baixa. Em termos de gols, porém, a nova dupla, junta, ficou atrás do centroavante na temporada passada.

Henrique terminou 2014 com 25 gols - 16 deles foram no Brasileirão, no qual brigou pela artilharia. Mesmo assim, não conseguiu conquistar a confiança da torcida, que o criticava por desperdiçar oportunidades importantes e não ser um jogador técnico.

Como resultado da péssima campanha do alviverde, que lutou contra o rebaixamento até a última rodada, o atacante foi preterido e a diretoria deu preferência à busca por reforços para o setor ofensivo: vieram Leandro Pereira, Dudu, Kelvin e Rafael Marques.

Dudu foi a contratação mais badalada do futebol paulista neste começo de ano: custou mais de 3,4 milhões de euros ao Palmeiras, que venceu uma ferrenha concorrência dos rivais São Paulo e Corinthians para fechar o acordo. Jogador de velocidade, não é goleador: no ano passado, pelo Grêmio, marcou oito gols.

Leandro Pereira, este sim, veio como centroavante goleador. Atuando por Portuguesa e Chapecoense, quando ainda era chamado de Leandro Banana, balançou as redes 14 vezes na temporada. Junto com Dudu, somam 22 gols - três a menos do que os 25 de Henrique.

Apesar de estar sendo trabalhado como titular por Oswaldo, Dudu está fora da estreia no Paulistão, no sábado, contra o Audax - um problema burocrático com a sua transferência do Dinamo de Kiev, da Ucrânia, impedirá seu registro a tempo. Com isso, o substituto deve ser Maikon Leite. Mesmo a dupla provisória tem números que, no máximo, igualariam os de Henrique: Maikon marcou seis gols na última temporada no futebol mexicano.

Os números, claro, não contam a história inteira: Leandro Pereira e Dudu terão por trás uma equipe diferente da limitada Chapecoense, no caso do primeiro, ou do defensivo Grêmio, no caso do segundo. O futebol mostrado pelo novo Palmeiras vai ser decisivo para mostrar se a torcida vai sentir ou não saudades de seu contestado ex-artilheiro.