Topo

Com apenas uma vitória em BH, Tupi é fantasma que não assusta o Atlético-MG

Josué comemora com Ronaldinho e outros jogadores do Atlético-MG um gol sobre o Tupi, no Mineiro de 2013 - Bruno Cantini
Josué comemora com Ronaldinho e outros jogadores do Atlético-MG um gol sobre o Tupi, no Mineiro de 2013 Imagem: Bruno Cantini

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

30/01/2015 11h45

Há quase 50 anos o Tupi fez algo raro no futebol mineiro. O time de Juiz de Fora bateu as três principais equipes da capital em sequência, no Mineirão, e ganhou a alcunha de Fantasma do Mineirão. Mas o triunfo sobre o Atlético-MG, naquele longínquo 1966, é o único do Tupi nos duelos dos Galos disputados em Belo Horizonte. Desta vez o encontro está marcado para o Estádio Independência, às 17h, neste domingo (1/2).

Ao todo foram 29 jogos entre Atlético e Tupi em BH, com absoluto massacre da equipe alvinegra da capital, com 26 vitórias, dois empates e somente a derrota de 1966, por 2 a 1. Naquele ano, o Tupi desafiou o Cruzeiro, de Tostão e Dirceu Lopes, o campeão Mineiro do ano anterior. Depois de vencer a partida em Juiz de Fora, por 3 a 2, a equipe recebeu os convites para os jogos na capital.

E conseguiu bater nos gigantes mineiros, todos no Mineirão. Primeiro veio o Atlético, depois o América e novamente o Cruzeiro, sempre por 2 a 1. Mais do que o apelido de Fantasma do Mineirão, o Tupi recebeu o convite para disputar um jogo-treino com a seleção brasileira que se preparava para a Copa do Mundo da Inglaterra.

O jogo contra a então seleção bicampeã do Mundo aconteceu em Caxambu, no Sul de Minas, e terminou empatado em 2 a 2. E olha que o Brasil escalou craques como Pelé e Garrincha. Curiosamente, aquele foi o melhor momento do time, que nos Estaduais da época não teve nenhuma grande campanha.

Embora tenha ficado muito perto de subir para a Série B no ano passado, o Tupi perdeu jogadores importantes. O clube de Juiz de Fora aposta em veteranos, como o goleiro Glaysson e o atacante Ademilson, para chegar à semifinal, como aconteceu em 2007, 2008 e 2012. Apesar do respeito, o Atlético encara o duelo contra o Tupi como uma extensão da pré-temporada, já que o foco principal é a Copa Libertadores.

“A gente tem que começar domingo com o pé direito, começar a somar pontos na nossa casa, diante do nosso torcedor. Fazer uma grande partida, é começo de pré-temporada ainda. Temos que deixar tudo em campo no domingo e é um bom treinamento para o dia 18, a estreia da Libertadores”, disse Luan, mostrando que o Fantasma do Mineirão é mesmo coisa do passado.

O último jogo em Belo Horizonte aconteceu em 2013, também no Independência, e o Atlético venceu por 4 a 1, com gols de Réver, Jô, Josué e Ronaldinho. Alonso descontou para o Tupi.