Topo

Com time titular definido, disputa no Atlético-MG é pelo banco de reservas

Titular do Atlético-MG durante três anos, Pierre perdeu espaço nos últimos meses - AFP PHOTO/Guillermo LEGARIA
Titular do Atlético-MG durante três anos, Pierre perdeu espaço nos últimos meses Imagem: AFP PHOTO/Guillermo LEGARIA

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

30/01/2015 09h05

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Carlos e Lucas Pratto. Essa é a escalação do Atlético-MG para o jogo deste domingo, contra o Tupi. Formação que o torcedor alvinegro já tem decorada, afinal é o time que vem atuando desde a reta final de 2014, com exceção feita à entrada de Lucas Pratto no lugar de Diego Tardelli. Com 11 jogadores já ‘relacionados’ para a estreia no Campeonato Mineiro, outros 22 brigam pelos lugares no banco de reservas.

Para o duelo ante a equipe de Juiz de Fora, neste domingo, às 17h, no Independência, o técnico Levir Culpi tem à disposição 33 jogadores, já que Eron e Guilherme estão no departamento médico e o volante Eduardo está com a seleção brasileira sub-20, disputando o Sul-Americana da categoria, no Uruguai. Portanto, depois de quase um mês de pré-temporada, a briga no Atlético é maior por um espaço na lista de relacionados.

Mais do que ficar no banco, figurar entre os 22 convocados por Levir Culpi pode significar a titularidade na rodada seguinte. Como o Atlético vai aproveitar bastante o elenco numeroso, por conta da disputa da Copa Libertadores, a equipe considerada titular não vai atuar em todas as partidas da primeira fase do Estadual.

Se contra o Tupi vai ser com força máxima, como já antecipou o treinador, no compromisso seguinte, contra o Mamoré, em Patos de Minas, a tendência é que o Atlético seja formado por jogadores que não estão na formação ‘mais encaixada’, como descreve Levir Culpi. Portanto, ser reserva no duelo deste domingo é um primeiro passo para ser titular em outras rodadas.

“Acho que nunca é demais melhorar. Temos que buscar aprimorar, buscar coisas novas. O futebol não para no tempo, evolui. Não é à toa que você consegue fazer 169 jogos e conquistar o que conquistei jogando. Tenho capacidade e tenho trabalhado sim”, comentou o volante Pierre, que foi um dos escolhidos para ficar no banco na partida contra o Shakhtar Donetsk.

Aliás, uma turma está vantagem nesse quesito. O considerado time B formou a relação de suplentes no amistoso disputado contra os ucranianos. Giovanni, Uilson, Emerson, Tiago, Patric, Pedro Botelho, Josué, Cesinha, Dodô, Maicosuel e Jô, além de Pierre, é claro. Portanto, Cleiton, Edcarlos, Jesiel, Carlos César, Emerson Conceição, Danilo Pires, Lucas Cândido, Giovanni Augusto, Marion e André ficaram fora do banco.

Entre os não relacionados para o jogo contra o Shakhtar, o meia Giovanni Augusto e o atacante André foram os que mais se destacaram nas últimas atividades. O treino desta sexta-feira à tarde, na Cidade do Galo pode ser determinante para que Levir Culpi defina a lista de reservas para o duelo com o Tupi. Pelo regulamento do Mineiro, o treinador pode levar até 12 jogadores para a reserva.