Topo

Começar história no Atlético-MG com gols é bom sinal. Pratto tem exemplos

Pratto comemora seu primeiro gol com a camisa do Atlético-MG contra o Shakhtar Donetsk - Bruno Cantini / Flickr
Pratto comemora seu primeiro gol com a camisa do Atlético-MG contra o Shakhtar Donetsk Imagem: Bruno Cantini / Flickr

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

30/01/2015 06h00

Principal contratação do Atlético-MG para a temporada 2015, Lucas Pratto teve estreia animadora. Precisou de apenas uma finalização para fazer o primeiro gol com a camisa alvinegra, no amistoso com o Shakhatar Donetsk. O bom desempenho naquela partida rendeu muitos elogios do técnico Levir Culpi. Agora, na estreia oficial, contra o Tupi, Pratto pode repetir o feito de outros dois artilheiros recentes do Atlético.

Chegar à Cidade do Galo e fazer gols nos dois primeiros jogos é sinônimo de sucesso. Somente dois atacantes conseguiram tal feito nos últimos seis anos: Diego Tardelli, em 2009, e Jô, em 2012. Ambos estão na história do clube, marcados por títulos e também por artilharias importantes, como o Brasileirão de 2009 para Tardelli e a Libertadores de 2013 para Jô.

Gols é o que o argentino quer fazer pelo Atlético, para provar que sua contratação foi um grande acerto da diretoria. “Primeiro quero dar alegrias ao Atlético, retribuir toda a confiança pela minha contratação. Quero retribuir com gols e um bom rendimento. Depois com um pouco de medo (nos adversários) também”, comentou Lucas Pratto, que já se diz bem adaptado ao clube e com bom entrosamento em campo.

“Os primeiros dias são sempre os mais difíceis. Mas já estou adaptado ao grupo e o grupo comigo. É um elenco muito bom, o que deixou as coisas muito mais fáceis do que eu esperava. Nessa última semana eu ganhei ainda mais confiança”.

Diego Tardelli jogou mais vezes pelo Atlético do que Jô. Foram 219 partidas e 110 gols marcados. A média do atacante que acabou de ser vendido para o Shandong Luneng também é melhor, quase um gol a cada dois jogos. Jô atuou 118 vezes e marcou 37 gols, sendo um deles o primeiro na decisão da Libertadores de 2013, contra o Olímpia-PAR.

A história de Tardelli no Atlético começou contra o Cruzeiro, no Torneio de Verão, disputado no Uruguai. Apesar da derrota por 4 a 2, foram dele os dois gols da equipe atleticana. Na partida seguinte, ainda pela competição amistosa, Diego Tardelli fez um dos quatro gols no triunfo por 4 a 1 sobre o Peñarol-URU. A lista de gols de Jô começou no Brasileirão de 2012. Ele marcou contra o Bahia e contra o Palmeiras, pela 3ª e 4ª rodadas, respectivamente. O Atlético empatou com os baianos em 1 a 1 e venceu os paulistas por 1 a 0.

Depois de marcar na estreia, Lucas Pratto tem uma boa oportunidade para repetir o feito de dois ídolos recentes da história atleticana. O jogo contra o Tupi, neste domingo (1/2), às 17h, no Independência, deve ter casa cheia e torcida bastante empolgada. Além do mais, o argentino também aposta que o Atlético vai estar mais solto em campo.

“O time é muito rápido, e como estou como centroavante, precisava me movimentar. Na partida comecei a me sentir melhor depois de 20, 25 minutos. E a tendência é melhorar com o passar dos dias, conhecendo melhor meus companheiros, tendo mais confiança e me movimentando mais livremente. A medida que se passa as partidas, vou me sentindo bem melhor e com a mesma confiança que tinha no Vélez”.