Topo

Com homenagem a atleta morto, Wolfsburg goleia e impõe 1ª derrota ao Bayern

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 18h02Atualizada em 30/01/2015 21h30

Em dia de muita emoção e homenagens a Junior Malanda, jogador que morreu no começo do ano em acidente de carro, o Wolfsburg mostrou força para fazer 4 a 1 e impor ao Bayern de Munique a primeira derrota no Campeonato Alemão, após 16 jogos. De quebra, o time alviverde ainda diminuiu a distância para o rival, que segue isolado na liderança da competição.

Desta forma, o Wolfsburg agora soma37 pontos na vice-liderança, oito atrás do Bayern de Munique. Os times voltam a campo no Alemão no meio da próxima semana. O Bayern enfrenta o Schalke 04 às 17h (de Brasília) da terça-feira, em Munique. No mesmo dia e horário, o Wolfsburg joga fora de casa contra o Eintracht Frankfurt.

Antes da partida contra o Bayern de Munique, que marcava o retorno do Campeonato Alemão, os jogadores se reuniram no centro do gramado para prestar o minuto de aplausos para Malanda. Mas, não aguentaram e alguns começaram a chorar. Durante a festa, os torcedores agitaram pequenas bandeiras em homenagem ao jogador. Uma faixa, com o rosto do atleta, também foi erguida.

Fases do jogo: Talvez motivado pela memória do ex-companheiro de time, o Wolfsburg não demorou a se encontrar em campo contra o poderoso Bayern. O primeiro gol saiu logo aos 4min, em rápido contra-ataque no qual Caligiuri lançou De Bruyne; o jogador invadiu a área e tocou de lado para Dost, que bateu no contrapé de Neuer.

O Bayern então foi pra cima, dominou a posse de bola e pressionou o anfitrião, que não se abalou: a partida foi repleta de boas jogadas e teve até momentos de tensão, com discussão entre os atletas em campo. Nos acréscimos da primeira etapa, Dost aproveitou sobra na entrada da área, após cruzamento do Wolfsburg, para acertar chute inspirado e mandar a bola no ângulo, aumentando a vantagem.

No segundo tempo, o anfitrião repetiu a estratégia: apertou logo de início e chegou ao terceiro gol. Arnold lançou De Bruyne aos 7min, ele avançou desde o meio-campo e tocou na saída de Neuer. A resposta, desta vez, foi ligeira: apenas dois minutos depois, o Bayern descontou com Bernat, que aproveitou falha do zagueiro brasileiro Naldo para empurrar bola para o gol dentro da área.

O Wolfsburg coroou a atuação irrepreensível com o quarto gol, marcado por De Bruyne, jogador que participou ativamente dos outros tentos e de diversas outras jogadas de perigo. Aos 27min, recebeu bola em contra-ataque, passou pelo zagueiro brasileiro Dante e chutou no ângulo para transformar a vitória em goleada.

O melhor: De Bruyne. Fez apenas dois gols e ainda deu assistência para Dostn no primeiro tento anotado na partida de reinício do Campeonato Alemão.

O pior: Zaga do Bayern. Comandada pelo brasileiro Dante, não conseguiu conter os avanços velozes de contra-ataque do Wolfsburg. Três gols saíram assim: de arrancadas longas ou passes de longa distância.

Para lembrar:

Goleada em ano de título: Em 2009, ano em que se sagrou campeão alemão, o Wolfsburg também venceu o Bayern de Munique por goleada: fez 5 a 1.

Goleada recente: Na última vez em que Wolfsburg e Bayern de Munique se enfrentaram na Volkswagen Arena, em Wolfsburgo, o resultado também foi elástico: a equipe de Munique venceu por 6 a 1, em março de 2014.