Topo

Pegador de pênaltis! Vanderlei exalta sua fama e não teme pressão no Santos

O goleiro Vanderlei assinou contrato por três temporadas com o Santos - Divulgação/Santos FC
O goleiro Vanderlei assinou contrato por três temporadas com o Santos Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

30/01/2015 13h18

O goleiro Vanderlei, 30 anos, foi apresentado nesta sexta-feira, no CT Rei Pelé, como o sétimo reforço do Santos para esta temporada. Em sua chegada, o ex-camisa 1 do Coritiba exaltou a sua fama de pegador de pênaltis e até citou alguns momentos marcantes em sua carreira.

“Graças a Deus, eu tive a oportunidade de participar de grandes decisões de pênaltis, peguei muito em vários jogos. Isso ficou marcado no Coritiba pelo tricampeonato estadual, quando vencemos o Atlético-PR na decisão por pênaltis uma vez. Também peguei pênaltis em uma Sul-Americana que vencemos contra o Vitória na decisão por pênaltis, teve o Flamengo ano passado, que peguei três, também, e não classificamos. Essa questão de pegar pênaltis também valoriza o nosso trabalho”, afirmou Vanderlei.

O goleiro se mostrou bastante tranquilo em sua apresentação. Vanderlei disse que não teme a pressão de defender o Santos, principalmente em relação a cobrança de títulos.

“Não incomoda [pressão], o Santos vai ser sempre cobrado por isso. A pressão para o atleta de futebol tem que ser assim, temos que encarar da melhorar forma possível. Se dentro de campo fizermos aquilo que temos que fazer, vamos retribuir aquilo que a torcida quer”, disse.

Vanderlei revelou que deixar o Coritiba, onde atuou por oito anos, foi uma decisão muito difícil na sua carreira. O goleiro, inclusive, espera que ainda seja ídolo da torcida paranaense mesmo trocando o Coxa pelo Santos.

“Foram quase oito anos, faria isso em maio. Foi uma decisão muito difícil, estava estabilizado na cidade, um clube que eu era ídolo, espero que eu seja ainda. Eu pensei profissionalmente, pessoalmente, pensei na minha família, filhos, esposa. Estou maduro, é a proposta de uma grande equipe, uma oportunidade que não é sempre que aparecer. Quero marcar uma história aqui. Fica o sentimento da torcida lá, um pouco triste, mas a carreira de jogador é assim, precisamos saber agarrar”, comentou.

Além de Vanderlei, o Santos apresentou mais seis reforços para a temporada 2015. O meia e lateral Chiquinho foi o primeiro a ser contratado. Depois a diretoria santista trouxe Ricardo Oliveira, Elano, Valencia, Marquinhos Gabriel e Werley.

Vanderlei não está regularizado para a estreia do Santos no Campeonato Paulista, diante do Ituano, domingo, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. Por conta disso, o técnico Enderson Moreira já confirmou Vladimir como titular. Entre os reforços, apenas Chiquinho, Ricardo Oliveira e Elano estarão à disposição do treinador.