Topo

Rindo à toa, Oswaldo vê Valdivia com menos responsabilidade no Palmeiras

Oswaldo dá ordens para jogadores palmeirenses na Academia de Futebol - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Oswaldo dá ordens para jogadores palmeirenses na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 12h30

Oswaldo de Oliveira não consegue esconder o momento de felicidade que vive no comando do Palmeiras.

Com piadas, sorrisos e descontração a ponto de fazer o treinador esquecer de falar no microfone, a coletiva desta sexta-feira (30) teve um ânimo que há muito não aparecia na Academia de Futebol.

Além da chegada de Arouca, o comandante também celebrou o fato de ver Valdivia dividir a responsabilidade com os reforços que chegaram, como Alan Patrick, Dudu e Zé Roberto.

O técnico ainda preferiu não confirmar a inscrição de Gabriel Fernando e disse que espera a liberação burocrática de Rafael Marques para colocar o atacante no time.

O Palmeiras estreia no Campeonato Paulista neste sábado, contra o Audax, no Allianz Parque, às 17h.

Confira os principais pontos da entrevista de Oswaldo de Oliveira:

Planos para Rafael Marques
O Rafael Marques ainda não teve a solução legal, estamos sentindo isso, acaba interferindo muito. Mas, de qualquer forma, representa oportunidades aos jogadores que estão de fora, que foram contratados agora. E vamos trabalhar em cima disso para os próximos jogos.

Como é trabalhar com apostas, reforços e consagrados
Contar com Zé Roberto é um momento único na minha carreira. Eu vejo a experiência dele, o aspecto de astro que ele tem. E ainda ver do outro lado várias promessas, vários jogadores com muita vontade, muito anseio e muito sonho. E me traz uma expectativa muito positiva, uma energia positiva. Ainda temos dois jogadores na seleção brasileira (Nathan e João Pedro), temos outros jogadores. Vai ser uma dor de cabeça boa.

Chegada de Arouca
Eu saí com a ideia fixa de que se eu fosse sair do Santos eu iria levá-lo comigo para onde eu fosse. E, agora, com essa constatação eu fico muito feliz. Até quando eu fui para o Japão, eu pude falar disso, mas não deu certo.

Briga por posição entre Cristaldo e Leandro
Essa briga está ótima, está maravilhosa. Estão se alternando e os dois demonstram muita capacidade. Estão muito próximos. Se não fosse a lei da impenetrabilidade, eles estariam juntos hoje em campo. Hoje, por uma questão de formação da equipe, como base, prefiro começar com o Leandro.

Gabriel Fernando será inscrito no Paulista?
Esse jogador em particular eu teria trazido antes para o profissional se não estivesse na Copinha. Vou seguir observando. Infelizmente, a gente tem que respeitar esse limite. Mas é um jogador que estamos com muita atenção. Ele é jovem, se não puder ser aproveitado agora no Paulista, não que eu esteja descartando, mas ele futuramente vai fazer parte dos nossos planos.

Valdivia vai render mais com divisão de responsabilidade
Mesmo de longe, eu sentia o Valdivia muito sobrecarregado. Você citou Dudu, Zé Roberto e Arouca, mas também esqueceu de citar o Alan Patrick, que tem treinado muito bem também. São todos jogadores que vão dividir com ele essa responsabilidade.

O motivo de estar tão feliz na véspera da estreia do Paulista
Eu sempre digo que a gente vai aproveitar para rir, fazer piada, fazer gracinha agora, porque a partir de amanhã as coisas mudam. Tem muita gente que diz que o futebol é maravilhoso quando não tem jogo. Estou feliz, mas não tem nada de especial. É a característica que eu tenho. Se você acha que eu estou feliz, precisava me ver nas férias de chinelão e tulipa na mão.