Topo

Grêmio recebe proposta de clube chinês e aguarda resposta de Barcos

Hernán Barcos pode deixar o Grêmio caso aceite proposta do futebol chinês - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Hernán Barcos pode deixar o Grêmio caso aceite proposta do futebol chinês Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/01/2015 14h01

O Grêmio recebeu uma proposta de um clube da China pelo argentino Hernán Barcos. O centroavante, no entanto, ainda não respondeu ao clube se gostaria ou não de atuar no país asiático. Sem definição sobre o caso, o Pirata estará em campo neste sábado na estreia da equipe no Campeonato Gaúcho. 

"Faz algum tempo que recebemos esta sondagem. Depende do jogador. Se ele aceitar, vamos examinar. Ele não nos indicou se quer ou não. Não nos disse nada, nem nós pressionamos ele. É um ídolo do Grêmio, titular do time e vai jogar neste sábado", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior ao UOL Esporte. 
 
O Pirata já teve passagem pelo futebol chinês e não gostou. Em entrevista ao UOL Esporte em 2013, referiu problemas de adaptação, principalmente de sua família. Ele defendeu o Shangai Sheshua e o Shenzen Ruby, ambos em 2009. 
 
"Aqui é um paraíso, né? [risos] O Brasil é um lugar onde eu fiquei, a minha família também. Estamos muito bem e tranquilo. [...] Na China, para mim foi tranquilo, mas para a minha família foi mais difícil. Não só pelo idioma, mas pela cultura também. Falávamos inglês e não tínhamos problemas, mas a cultura é totalmente diferente. Não tem carro, não tem nada, então, é muito difícil. Aqui se come cachorro quente, lá [China] comem o cachorro mesmo", comentou. 
 
Recentemente ele comentou novamente a possibilidade de voltar à Ásia. Nesta semana falou que não havia nenhuma proposta concreta para sua saída do Grêmio, mas manteve aberta a chance de retornar ao país. 
 
O mercado chinês, ao contrário do Europeu, não tem janela fechando-se nos próximos dias.  "Não temos prazo para isso. Vamos aguardar a posição do jogador", disse o presidente gremista. 
 
Barcos tem contrato até o fim do ano no Grêmio. É titular absoluto da equipe e mesmo quando Felipão desfez a dupla de centroavantes ele foi mantido na equipe. 
 
No entanto, ele ou Marcelo Moreno ainda tem possibilidade de venda. O Grêmio passa por um momento de recuperação financeira e os dois têm salários altos. A reportagem do UOL Esporte apurou que mesmo com o início das competições e ambos atuando juntos, a saída de um deles não está descartada. 
 
O Grêmio começa a temporada neste sábado em duelo contra o União Frederiquense. O jogo está marcado para as 17h (horário de Brasília), na Arena, e vale pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho.