Topo

Presidente do Barcelona defende Neymar: "Provocador? Neymar é magia"

Do UOL, em São Paulo

31/01/2015 09h38

Dois gols, cara feia ao ser substituído, confusão fora de campo, acusações de rivais, renovação de contrato, elogios do presidente e um aumento de salário… A semana de Neymar no Barcelona foi uma das mais agitadas desde 2013, quando o brasileiro foi contratado pela equipe catalã. Após ter sido protagonista da vitória por 3 a 2 sobre o Atlético de Madri, na última quarta-feira (28), o atacante virou tema de grande polêmica por causa do comportamento em campo. Neste sábado (31), ele recebeu uma defesa explícita de Josep María Bartomeu, principal dirigente do clube espanhol.

“Se ele é provocador? Neymar é magia. Temos orgulho de Neymar e da pessoa que ele é. Ele mostrou amadurecimento por não ter caído nas provocações”, elogiou Bartomeu em entrevista coletiva.

“Temos o melhor jogador do mundo, que é Lionel Messi, e a magia do futebol, que é Neymar”, completou o presidente do Barcelona.

O tom foi corroborado por Luis Enrique, técnico do Barcelona, em entrevista coletiva: "É preciso ver o perfil dos jogadores e sua nacionalidade. Os brasileiros veem o futebol como algo divertido. A Espanha é um país curioso, onde se ofende mais com um drible do que com quatro ou cinco entradas fortes. Tire o futebol, o samba e uma ou outra coisa de um brasileiro, e ele deixará de ser brasileiro".

Os elogios do presidente ratificam o momento de alta de Neymar no Barcelona. Segundo o jornal “Sport”, o brasileiro oficializou nesta semana a renovação de seu contrato com o Barcelona. O novo vínculo vai até 2020 e colocou o salário do atacante no nível dos vencimentos do uruguaio Luis Suárez – apenas Messi fatura mais.

Neymar anotou dois gols na vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madri, resultado que tirou o time madrileno da Copa do Rei. Ainda assim, o brasileiro foi substituído no segundo tempo. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Luis Enrique explicou que um dos principais motivos para isso foi a polêmica fora de campo.

Na saída para o intervalo, Neymar bateu boca com o atacante Fernando Torres. Segundo o jornal catalão “Sport”, o clima esquentou ainda mais nos túneis que levam aos vestiários. O técnico Diego Simeone e o meio-campista Gabi, que é capitão do Atlético de Madri e tinha sído no primeiro tempo, chegaram a partir para cima do brasileiro. Gerard Piqué teria defendido o companheiro de equipe.

A história foi negada pelo Atlético de Madri em nota oficial. O próprio Simeone, em entrevista coletiva, também contestou essa versão. “É uma grande mentira”, resumiu.

Depois da partida, Neymar foi criticado abertamente por jogadores do Atlético de Madri. “Eu e todos os torcedores do Barcelona estamos muito felizes com o estilo de Neymar em campo”, defendeu Bartomeu.