Topo

SP protege "joias" contra assédio do Palmeiras e usa Fifa contra gringos

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

31/01/2015 06h00

João Paulo e Joanderson são duas promessas da base do São Paulo. O primeiro foi um dos principais destaques do time na Copa São Paulo deste ano, e tem apenas um contrato de formação; o segundo encerra seu vínculo no dia 15 de fevereiro, e, justamente por isso, não foi inscrito na competição. Os dois estão na mira do Palmeiras - e de outros clubes; por isso, a direção são-paulina já adotou medidas para proteger, e não perde-los.

A situação de Joanderson é mais delicada, já que seu contrato acaba em cerca de duas semanas. Pessoas ligadas ao São Paulo, porém, garantem que o clima no Morumbi é de tranquilidade: caso perca o jogador, o clube receberá ao menos uma considerável indenização em contrato.

A explicação é a seguinte: o São Paulo protocolou na Federação Paulista um documento que expressa o desejo de renovar o contrato com o atacante. Segundo pessoas ligadas ao clube, isso garante um direito de preferência na assinatura de um novo vínculo. Caso não queira assinar, o atleta precisa manifestar seu desejo por escrito.

Pessoas ligadas ao São Paulo afirmam que Joanderson já expressou a vontade de sair. Agora, dizem, precisa apresentar as propostas de outros clubes. A direção são-paulina tem a prerrogativa de igualar essa proposta; caso o faça, e mesmo assim perca o jogador, quem o contratar terá que pagar uma indenização pela formação, prevista em contrato.

Esse mecanismo vale para o Palmeiras, que, como publicou o UOL Esporte, está interessado nos jogadores, e para todos os clubes brasileiros. Para times estrangeiros, a regra, que é nacional, não vale. Contra estes, o São Paulo afirma que iria à Fifa em casos de aliciamento.

A situação de João Paulo é bem mais tranquila: o atacante, que vem sendo comparado a Hulk, tem um contrato de formação com o clube que terminou no último dia 25. Cartolas do São Paulo dizem que esse vínculo se renova automaticamente, e que o do jogador vai até 2016.

Mesmo assim, o destaque são-paulino na Copinha deve receber um novo contrato. A intenção, no Morumbi, é profissionalizá-lo. O próprio atleta também tem vontade de seguir no clube, e pode até ser integrado rapidamente ao profissional - forte fisicamente, tem características que agradam ao treinador Muricy Ramalho.