Topo

Amor e ódio. Prestes a deixar o Grêmio, Barcos tem trajetória controversa

Barcos pode ter se despedido do Grêmio na vitória sobre o União Frederiquense, sábado - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Barcos pode ter se despedido do Grêmio na vitória sobre o União Frederiquense, sábado Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/02/2015 06h00

A torcida do Grêmio amou ou odiou Barcos? Quem optar por apenas uma das alternativas fatalmente errará em algum momento. Prestes a se transferir para o Changchun Yatai, da China, o Pirata arrancou aplausos e ouviu vaias na mesma proporção em Porto Alegre. Goleador do time nas duas últimas temporadas, mas criticado por erros em momentos decisivos, a iminente transferência gera opiniões contrárias. 

Há quem diga que o Pirata fará muita falta. E os números comprovam tal tese. Na última temporada ele fez 29 gols, superando a marca ocorrida em 2012, quando defendia o Palmeiras. Foi artilheiro do Campeonato Gaúcho e da equipe na temporada. Um dos jogadores que mais gols marcou no Brasil. 
 
Mas no ano anterior, seu primeiro no clube, decepcionou. Foram apenas 13, terminando a temporada como o artilheiro que menos gols fez entre os times da Série A. Sendo assim, não há motivos para lamentar a saída. 
 
Pesa contra o argentino a falta de títulos. Não ganhou um sequer em Porto Alegre. Perdeu Estaduais, não conseguiu vencer Brasileiro, Copa do Brasil ou mesmo Libertadores. Falhou em momentos decisivos, como contra o San Lorenzo na Libertadores do ano passado. Perdeu gols importantes que poderiam ter mudado a trajetória no Sul. 
 
Em números, Barcos disputou 113 jogos e marcou 44 gols. Foram 9.653 minutos em campo com a camisa azul, branca e preta e a marca de em dois anos de clube jamais ter começado um jogo sequer no banco de reservas. 
 
Não escapou, também, da cobrança da torcida. Barcos chegou a ser 'pressionado' quando deixava a Arena do Grêmio após jogo da Libertadores. Aficionados foram até a concentração do clube para cobrar do atleta, e até mesmo ameaças foram feitas, tratadas como 'desrespeito' por ele. 
 
Mas o ódio eventual foi superado, por vezes, pelo amor. Fantasias de pirata, tapa-olhos, comemorações com a mão no rosto, tudo que lembrava o camisa 9 era repetido nas arquibancadas. 
 
E esta montanha-russa de sentimentos está prestes a ter fim. Embora a direção gremista diga não ter proposta oficial pelo jogador, ele está acertado com o Changchun Yatai, receberá praticamente o dobro do salário atual no Grêmio e a negociação terá valores absolutos de 3 milhões de dólares. Do valor 450 mil dólares é do Palmeiras, que detém 15% dos direitos econômicos do atleta e o restante será dividido com o jogador por conta de quatro meses de direitos de imagem atrasados. 
 
A saída desfaz um ataque que, ao menos no primeiro jogo da temporada, deu certo. Barcos e Marcelo Moreno tiveram somente uma chance de jogar juntos. E o argentino fez logo dois gols. Além de dar uma assistência para Everton completar o placar de 3 a 0 contra o União Frederiquense. 
 
O fechamento do negócio, ou oficialização, ocorrerá apenas na segunda-feira. Será quando o elenco gremista irá se reapresentar para iniciar treinamentos visando o duelo da próxima quarta, diante do Aimoré, em São Leopoldo, pela segunda rodada do Gauchão.