Topo

Corinthians estreia no Paulista. Hoje, é única chance de esquecer problemas

Tite tem se incomodado com pressão sobre renovação de Guerrero - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Tite tem se incomodado com pressão sobre renovação de Guerrero Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

01/02/2015 06h00

Em seu primeiro jogo oficial desde 6 de dezembro, quando venceu o Criciúma e acabou o Campeonato Brasileiro em quarto lugar, o Corinthians volta a campo neste domingo, no Itaquerão. O adversário é o Marília, abre o Campeonato Paulista e oferece uma possibilidade de tranquilidade por alguns dias.

Só dentro de campo, com vitórias, é que o Corinthians pode abafar os seus problemas por enquanto, seja aqueles relacionados ao time ou não. Não há perspectivas a curto prazo de assinar com Paolo Guerrero, tampouco há reforços previstos que possam empolgar os torcedores.

Fora de campo, também não há uma solução rápida para os temas que afligem o clube atualmente. Os contratos de patrocínio do uniforme seguem sem renovação, as obras do Itaquerão convivem com a possibilidade de atraso e há membros do elenco com três ou quatro meses de direitos de imagem para receber. Para Tite ter tranquilidade, é ótimo a bola rolar.

Neste domingo, além de tentar se afastar das dificuldades, o treinador reestreia em um jogo oficial e também tenta afirmar suas convicções. Depois de pegar o Marília, não haverá tempo para correções grandes até a quarta-feira. É nesse dia, no mesmo estádio, que o Corinthians pega o Once Caldas-COL por um lugar na fase de grupos da Copa Libertadores. É a chave para a temporada 2015.

Entre os pontos mais fundamentais para o treinador estão os desempenhos de Nicolás Lodeiro e Emerson. Eles são as mudanças em relação ao time de 2014 e ainda não jogaram bem nos jogos da pré-temporada, mas têm sido elogiados por Tite. Também será importante afirmar Felipe na defesa, titular mesmo com a chegada do experiente Edu Dracena. Além disso, ajustar o sistema 4-1-4-1, a maneira escolhida para atuar agora.

Com tudo isso, comissão técnica e diretoria concordaram que o melhor a fazer era enfrentar o Marília com força máxima. A decisão deixa aberto o risco de lesões a três dias de enfrentar o Once Caldas, mas a vontade é ganhar na estreia do Paulista e fazer os ajustes finais para o duelo de Copa Libertadores. Mesmo que, até aqui, os reservas tenham dado boas demonstrações em 2015.

Quarto melhor colocado da Série A-2 do Paulista passado, o Marília retorna à Série A-1 com o experiente atacante Wellington Amorim como principal ídolo da torcida. Outro nome conhecido do público é Alex Bruno, zagueiro ex-São Paulo que atua como volante. Ainda no banco de reservas, uma cria da base corintiana, Boquita.

Na história do Estadual, são 31 confrontos entre os dois times com 14 vitórias do Corinthians, 14 empates e três vitórias do Maríilia.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x MARÍLIA


Data: 1 de fevereiro de 2015, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Itaquerão, em São Paulo (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Alex Ang Ribeiro

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf; Lodeiro, Elias, Renato Augusto e Emerson; Guerrero. Treinador: Tite

MARÍLIA: Rodrigo Calchi; Rafael Mineiro, Thiago Gomes, Marcos Vinícius e Deca; Alex Bruno, Victor Cruz, Gilberto Souza e Gilberto Trindade; Leandro Costa e Wellington Amorim. Treinador: Luis dos Reis