Topo

Santos e Ituano reeditam final do Paulistão com times diferentes e modestos

Santos estreia na temporada 2015 com time mais barato comparado ao ano passado - Divulgação/Santos FC
Santos estreia na temporada 2015 com time mais barato comparado ao ano passado Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/02/2015 06h00

Santos e Ituano reeditam a final do Campeonato Paulista do ano passado na tarde deste domingo, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela primeira rodada do Estadual deste ano. Os dois times que entrarão em campo estão longe de repetirem as escalações do jogo que culminou no título da equipe do interior, que levantou a taça após vencer o alvinegro praiano na decisão por pênaltis. Inclusive os treinadores foram trocados. Enderson Moreira e Tarcísio Pugliese substituem Oswaldo de Oliveira e Doriva, respectivamente.

No Ituano, apenas quatro atletas que superaram o Santos em dois jogos no Pacaembu devem jogar - Josa, Jackson Caiucaia, Dick e Cristian. A equipe do interior se reforçou de forma modesta. Trouxe o atacante Misael, que estava no Luverdense, o goleiro Fábio, ex-Ponte Preta, o lateral Naylhor e o volante Zé Carlos, ex-Botafogo, foram contratados para o Paulistão.

“Vamos enfrentar um dos adversários mais difíceis do campeonato, maduro, que conquistou o título no ano passado, sabe como percorrer, como jogar, nossa estreia é difícil, mas sabemos o nosso desafio. Mas sabemos que isso se faz necessário para uma equipe madura”, afirmou Enderson.

O Santos não está mais modesto na escalação, pois conta com nomes como Robinho e Ricardo Oliveira, porém é um time mais humilde quando o assunto é a folha salarial do elenco. Com as saídas de Aranha, Edu Dracena, Mena, Arouca, Leandro Damião e companhia, o UOL Esporte apurou que o clube paulista economiza mais de R$ 2,5 milhões mensais.

Entre os jogadores que atuaram na fatídica perda do título paulista para o Ituano no ano passado apenas três tem presença garantida no time neste domingo – o zagueiro David Braz, o volante Alison e o atacante Geuvânio. O atacante Thiago Ribeiro e o lateral direito Cicinho, que estavam na final e permaneceram no clube, são dúvidas para o jogo.

Thiago Ribeiro sofreu com indisposição estomacal durante a semana e ficou fora de alguns treinos. O atacante foi substituído por Ricardo Oliveira, que pode fazer sua reestreia pelo Santos contra o Ituano.

Cicinho, por sua vez, se recupera de um problema crônico, uma mialgia na coxa esquerda. Ele treinou no gramado nesta semana, mas a chance de atuar é mínima. Em seu lugar, Enderson Moreira optou por Victor Ferraz.

O Santos contratou sete jogadores para esta temporada: o zagueiro Werley, o lateral esquerdo Chiquinho, o atacante Ricardo Oliveira, o volante Valencia, o goleiro Vanderlei e os meias Marquinhos Gabriel e Elano. Mas, apenas três deles estão disponíveis para domingo – Ricardo Oliveira, Chiquinho e Elano. O restante trabalha para readquirir a melhor condição física.

Entre eles, Chiquinho é o único confirmado na equipe titular. Com Caju defendendo a seleção brasileira sub 20 no Sul-Americano, no Uruguai, e a saída de Mena para o Cruzeiro, o reforço santista atuará na lateral esquerda. A escalação de Ricardo Oliveira depende da recuperação de Thiago Ribeiro. Já Elano deve ficar apenas como opção no banco de reservas.

Ficha Técnica
Santos x Ituano


Data: 1º de fevereiro de 2015, domingo
Horário: às 19h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos-SP
Árbitro: Antonio Rogério Batista do Prado
Auxiliares: Paulo de Souza Amaral e Vitor Carmona

Santos: Vladimir; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Chiquinho; Alison, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira (Thiago Ribeiro).
Técnico: Enderson Moreira

Ituano: Diego; Dick, Naylhor, Leonardo e Zé Carlos; Josa, Walfrido, Jackson Caucaia e Cristian; Misael e Ronaldo.
Técnico: Tarcísio Pugliese