Topo

Copa x Olimpíada? COI teme concorrência se Mundial de 2022 for em janeiro

Do UOL, em São Paulo

03/02/2015 17h25

Classificação e Jogos

As altas temperaturas do Qatar, país escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022, são preocupação recorrente na Fifa. Uma das possibilidades que a entidade considera para amenizar isso seria deslocar o torneio de futebol do meio para o início do ano, quando o clima na região é mais ameno. E isso tem gerado preocupação no COI (Comitê Olímpico Internacional), que teme concorrência com os Jogos Olímpicos de inverno.

Ainda sem sede definida (o processo de escolha terminará apenas em 31 de julho deste ano), os Jogos Olímpicos de inverno de 2022 serão realizados no início do ano. O temor do COI é que a Copa do Mundo ocupe o mesmo espaço no calendário.

“Nenhum dos eventos teria a atenção que merece. Isso causaria muitos problemas para as emissoras que transmitem os eventos. Isso causaria muitos problemas para os patrocinadores”, opinou Thomas Bach, presidente do COI, em entrevista coletiva.

As duas cidades candidatas a receber os Jogos Olímpicos de 2022 são Almaty (Cazaquistão) e Pequim (China). O posicionamento geográfico de ambas criaria mais um problema: os horários das competições seriam similares aos das partidas da Copa.

“Falamos sobre isso com a Fifa durante algum tempo e temos um compromisso de que isso não vai acontecer”, completou Bach.

A proposta de mudar a Copa do Mundo de futebol para o início do ano já foi avalizada pelo Qatar. Um grupo de trabalho que se reuniu na Fifa em novembro de 2014 apresentou essa proposta a Joseph Blatter, presidente da entidade.

Depois da reunião, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que duas possibilidades foram consideradas. Além da Copa do Mundo no inverno, a entidade debateu a chance de o evento ser realizado em maio.