Topo

Após rescisão, Cruzeiro deve intensificar tratativas por Cleiton Xavier

Cleiton Xavier deixou o Metalist Kharkiv na noite desta terça-feira e está livre para assinar com outro clube - AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY
Cleiton Xavier deixou o Metalist Kharkiv na noite desta terça-feira e está livre para assinar com outro clube Imagem: AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY

Do UOL, em Belo Horizonte

04/02/2015 06h01

Adiantado por um acerto com Cleiton Xavier, o Cruzeiro deve intensificar as tratativas com os seus representantes, Márcio Rivellino e Renato Figueiredo, a partir desta quarta-feira. A ideia do bicampeão brasileiro é anunciar o meia-atacante, que estava no Metalist Kharkiv, da Ucrânia, como substituto de Éverton Ribeiro, negociado para o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, na semana passada.

Responsável por conduzir as negociações com o staff do apoiador, o gerente de futebol Valdir Barbosa tentou engatilhar um acordo, colocando o bicampeão nacional como prioridade em um retorno do jogador ao futebol brasileiro, conforme adiantou o UOL Esporte no início desta semana.

As conversas se iniciaram devido à chegada de Pará à Toca da Raposa II. Revelado pelas categorias de base do Bahia, o lateral esquerdo tem os mesmos representantes que o meia-atacante que se destacou com as cores do Palmeiras em 2009.

A quebra de vínculo de Cleiton Xavier com o Metalist Kharkiv foi concedida pela Justiça do Trabalho noite desta terça-feira. Como o clube europeu acumulou uma dívida superior a três meses de vencimentos, o atleta teve o seu pedido de rescisão contratual deferido.

Neste domingo, após a vitória do Cruzeiro sobre o Democrata, de Governador Valadares, pela estreia do Campeonato Mineiro, o gerente de futebol Valdir Barbosa confirmou o interesse do clube em contar com o apoiador em seu elenco para substituir o melhor jogador das duas últimas edições do Brasileirão.

“O procurador do Cleiton Xavier é o mesmo do Pará, que estava no Bahia e acertou com o Cruzeiro. Então ele estava na Toca e nós conversamos durante muito tempo. Perguntei qual a situação real do Cleiton Xavier, que está no Metalist. Ele me disse que o presidente do Metalist teve de sair às pressas da Ucrânia e foi para a Rússia. O pessoal não tem contato com ele. O Cleiton Xavier completou três meses de salários atrasados e inclusive algumas luvas não foram pagas”, disse à Rádio Itatiaia na ocasião.

“A intenção deles a partir de amanhã (segunda-feira passada) é pedir à Fifa o passe livre para se transferir a outro clube. O assunto ficou por aí. Claro que se ele estiver livre, não só o Cruzeiro, mas vários clubes do futebol brasileiro vão se interessar pelo Cleiton Xavier”, completou.