Topo

América confirma Atlético no Mineirão e Cruzeiro pode ser no Independência

O volante Fabiano foi o destaque do último América x Atlético no Mineirão, com três gols num período de 14 minutos - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
O volante Fabiano foi o destaque do último América x Atlético no Mineirão, com três gols num período de 14 minutos Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

05/02/2015 08h10

Mandante nos dois clássicos da primeira fase do Campeonato Mineiro, o América-MG já decidiu que o confronto com o Atlético-MG, dia 22, vai ser no Mineirão. A escolha pelo Gigante da Pampulha se deu por dois motivos, a chance de ter uma grande arrecadação com bilheteria e tirar o time atleticano do Independência. Contra o Cruzeiro a estratégia pode ser igual, portanto o jogo deve ser no Horto.

Com essa confirmação, o Atlético vai atuar pela 12ª vez no Mineirão desde que o estádio passou por reformas para receber a Copa do Mundo. O retrospecto alvinegro é muito positivo, com sete triunfos, três derrotas e dois empates, além de quatro títulos conquistados em cinco finais.

Nos próximos dias a direção do América vai procurar os dirigentes do Atlético para acertar detalhes da partida. Como a principal intenção é fazer uma boa renda, os americanos pretendem facilitar a compra de ingressos por parte da torcida atleticana. Detalhes como preços e postos de venda vão ser definidos já na semana que vem.

A confirmação do clássico com o Atlético foi feita por Alencar da Silveira, um dos nove integrantes do conselho gestor do América. “Nós vamos ganhar do Atlético no Mineirão. O América chega esse ano para ficar, para ser campeão. É um time remodelado, com uma molecada boa”, disse o dirigente, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Há quase cinco anos que Atlético e América não se enfrentam no Mineirão. O último duelo foi em abril de 2010 e terminou empatado em 3 a 3, pelas quartas de final do Campeonato Mineiro. Desde então foram disputados 12 clássicos, entre Ipatingão, Arena do Jacaré e Independência, com seis triunfos atleticanos, dois do América e quatro empates.

A tática de tirar o Atlético de um campo que ele conhece deve ser repetida com o Cruzeiro. A ideia inicial do América é levar o clássico com o rival azul para o Independência. E assim como fez ao falar do duelo com os alvinegros, Alencar da Silveira também provocou o Cruzeiro, mas não confirmou que será no Horto a partida marcada para o dia 23/03, pela 9ª rodada.

“Nós vamos continuar ganhado também se trouxermos o jogo do Cruzeiro para o nosso estádio. O Cruzeiro nunca ganhou aqui e não vai ser contra o América a primeira vez. Mas este jogo ainda não está decidido”.