Topo

Etapa do circuito mundial de rúgbi, marcada em agosto, causa WO no Paulista

Capitãs das seleções que vão disputar a etapa do Brasil do circuito mundial de rúgbi 7, em Barueri - João Neto/Jump
Capitãs das seleções que vão disputar a etapa do Brasil do circuito mundial de rúgbi 7, em Barueri Imagem: João Neto/Jump

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

06/02/2015 12h36

A etapa brasileira da Copa do Mundo de rúgbi será realizada neste fim de semana na Arena Barueri, na grande São Paulo. As datas estavam reservadas para o torneio desde agosto do ano passado. Mesmo com o evento confirmado com antecipação, o Grêmio Barueri irá perder uma partida por W.O. no Campeonato Paulista da série A3 por não poder contar com o estádio.

Na quinta-feira, o time que já disputou a elite do futebol nacional emitiu uma nota oficial dizendo que, por causa de uma confusão da Secretaria de Esportes, perdeu o prazo para mudança de data ou local da partida contra o São José, marcado para sábado (7) às 16h, na Federação Paulista de Futebol.

A Secretária de Esportes, porém, nega a confusão. O UOL Esporte recebeu uma nota oficial e documentos protocolados que mostram que o órgão municipal informou o clube no dia 16 de janeiro, dois dias depois da divulgação da tabela do Paulistão da A3 pela Federação, que a partida contra o São José não poderia ser realizada no estádio. Mesmo assim, o clube enviou um documento pedindo a reserva do estádio para a data, no dia 28 de janeiro - apenas três dias antes do prazo máximo dado pela FPF para alterações.

“Nós sabíamos que tínhamos o estádio reservado e nos antecipamos ao Grêmio Barueri. Avisamos que a data não estava disponível. Fizemos isso para evitar qualquer problema. Mesmo assim, recebemos no dia 28 o pedido, quando avisamos da impossibilidade. Cabia ao Barueri, e não à Secretaria, resolver a questão”, afirmou o ex-jogador do Corinthians Paulo Sérgio, secretário de Esportes de Barueri.

Para mudar a data ou local de uma partida, a Federação Paulista exige antecedência de oito dias para a solicitação. O Barueri protocolou na prefeitura o pedido de reserva do estádio apenas 11 dias antes do jogo - oito, se forem considerados apenas os dias úteis. Pior: no mesmo documento, a diretoria do Grêmio Barueri pedia, também, a a reserva do estádio para a estreia do clube, no dia 4 de fevereiro, já com o prazo para mudança do local terminado.

Segundo a nota oficial do Grêmio Barueri, o clube “apesar de ter corrido atrás de uma solução a semana inteira, como mudança de data e local, nada adiantou pelas regras da Federação Paulista de Futebol”.

A etapa brasileira do circuito mundial feminino de rugbi 7 é o torneio mais importante que o Brasil recebe, anualmente, na modalidade. A partir de sábado, as principais jogadoras do planeta estarão jogando na grande São Paulo. As mesmas seleções devem lutar por uma medalha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, na volta do rúgbi aos Jogos Olímpicos.