Topo

Brasil encerra Sul-Americano sub-20 com 3 a 0 melancólico para Colômbia

Do UOL, em São Paulo

07/02/2015 21h51

O Brasil encerrou uma campanha melancólica no Sul-Americano sub-20 da pior maneira possível. Com as poucas estrelas que tem sem inspiração, a seleção comandada por Alexandre Gallo vacilou de novo, perdeu por 3 a 0 para a Colômbia e concluiu sua pior participação na competição desde 1979.

Os gols foram marcados por Barrera, em uma falha feia do goleiro Marcos Felipe, e dois de Rodriguez, ambos em contra-ataques já no fim do jogo. Com a derrota, o Brasil termina o hexagonal final na modesta quarta colocação, atrás de Argentina, Uruguai e a própria Colômbia.

Embora tenha saído do torneio no Uruguai com a vaga para o Mundial sub-20, a seleção de Gallo sai em baixa pelo mau futebol apresentado. A última vez que o Brasil foi quarto colocado no Sul-Americano da categoria foi em 1979.

A campanha ruim coloca ainda mais pressão em Alexandre Gallo. Comandante de toda a base da seleção, ele está na berlinda desde a entrada de Dunga no comando da seleção principal. Desde o começo do ano, o trabalho de Gallo tem sido colocado em xeque, entre outras coisas pelo mau resultado.

Durante o Sul-Americano, o treinador apostou em um time mais viril que técnico, deixando jogadores como Malcom e Gabriel Barbosa no banco para escalar Thalles e Yuri Mamute, de perfil mais físico. Até a fase final, ainda que a duras penas, o Brasil conseguiu chegar.

No hexagonal final, porém, a seleção caiu diante de seus maiores rivais. Perdeu de 2 a 0 para Argentina e Colômbia e ficou no 0 a 0 com o Uruguai, que terminou com melhor campanha que a equipe verde-amarela.

Novo ato de racismo
De novo, a nota triste do jogo foi a acusação de racismo. Segundo a reportagem do Sportv, que está trabalhando no estádio, o goleiro reserva da seleção brasileira acusou um torcedor uruguaio de tê-lo chamado de “macaco”. Segundo os jornalistas, a polícia local identificou o agressor.