Topo

Victor pega pênalti e Atlético-MG volta a fazer o suficiente para vencer

Jogadores do Atlético-MG comemoram mais um gol durante o Campeonato Mineiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Jogadores do Atlético-MG comemoram mais um gol durante o Campeonato Mineiro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Do UOL, em Belo Horizonte

07/02/2015 18h47

Mais uma vez o Atlético precisou de poucos minutos para abrir o placar. Algo que aconteceu diante do Shakhtar Donetsk e do Tupi, se repetiu neste sábado, contra o Mamoré, no Estádio Bernardo Queiroz. Com gols de Jemerson e Luan, além de Victor defendendo pênalti, a equipe alvinegra fez o suficiente para vencer por 2 a 0 e conseguir o segundo triunfo no Campeonato Mineiro, em duas rodadas.

Com o foco na Copa Libertadores, que para o Atlético começa no dia 18, contra o Colo-Colo, o técnico Levir Culpi escalou sua equipe principal para o duelo. Mesmo sem fazer grande esforço e mostrando displicência em alguns momentos do confronto, a equipe alvinegra foi superior durante os 90 minutos. Já o ritmo forte se restringiu aos minutos iniciais, até Jermerson abrir o placar.

A partir de então o que se viu foi um Mamoré sempre muito fechado, buscando os contra-ataques e um Atlético que mais parecia disputar um jogo-treino. No fim, objetivo alcançado com sucesso. Mais três pontos, equipe com mais uma partida na temporada e, talvez o mais importante, nenhum jogador machucado.

Fases do jogo: Marcar sob pressão e tomar conta de defesa do adversário nos minutos iniciais tem se mostrado uma tática eficiente do Atlético nesta temporada. E pela terceira vez em três jogos o time conseguiu fazer o primeiro gol antes dos 20 minutos. Dessa vez, a equipe atleticana precisou de 11 minutos para abrir o placar. Jemerson precisou finalizar duas vezes para fazer o gol, numa jogada que passou teve a participação de outros quatro jogadores.

A partir de então o Atlético diminuiu o ritmo. Mesmo assim o Mamoré não conseguiu criar boas chances, até que Jemerson derrubou o lateral Bruno Limão dentro da área, mesmo numa jogada sem risco nenhum para a defesa alvinegra. Mas Victor justificou a fama que tem com os torcedores e pegou mais um pênalti, esse batido pelo meia Diego Sales.

O segundo tempo praticamente igual ao primeiro, com a diferença que nem mesmo os contra-ataques o Mamoré conseguia. Nem mesmo o Atlético dava sinais de querer muito mais do que se via. Pedro Botelho teve boa chance aos 13 minutos, mas chutou para fora. Então coube a Luan definir a partida. O camisa 11 acertou um belo chute de fora da área, para definir o resultado e garantir mais uma vitória atleticana no Mineiro.

O melhor: Luan. O meia-atacante manteve o ritmo de jogo durante os 90 minutos e teve participação direta nos dois gols, inclusive marcando o primeiro dele em 2015.

O pior: Arbitragem. Impedimentos equivocados e faltas mal marcadas. Definitivamente o trio de árbitros não estava em uma tarde iluminada.

Chave do jogo: Pênalti defendido. O Mamoré teve ótima chance de empatar a partida, aos 28 minutos do primeiro tempo. Mas Victor defendeu o pênalti batido por Diego Sales.

Para lembrar:

Olha a hora: Apesar de marcado para 17h, o jogo entre Mamoré x Atlético começou com seis minutos de antecedência. É uma falta de respeito com o público em geral.

Baile de Carnaval: O próximo jogo do Atlético no Estadual é contra o Democrata-GV, no sábado (14/2), às 19h30, no Independência.

FICHA TÉCNICA:
MAMORÉ 0 X 2 ATLÉTICO-MG

Data: 07/02/2015 (sábado)
Horário: 17h (de Brasília)
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas (MG)
Público: 7.232
Renda: R$ 338.640,00
Arbitragem: Cleisson Veloso Pereira  (árbitro), Janette Mara Arcanjo e Ricardo Junio de Souza (auxiliares)
Cartões amarelos: Pablo (MAM) Dátolo e Luan (CAM)
Gols: Jemerson aos 11 min do primeiro tempo; Luan aos 9min do segundo tempo

MAMORÉ
Gilberto, Bruno Limão, Pablo, Juliano e Marco Tiago (Ernani); Denilson, Maxsuel, Diego Sales, Alan Bahia e Charles (Esquerdinha); Bruno Aquino (Jhonathan Reis)
Treinador: Alexandre Barroso

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo (Dodô) e Luan; Carlos (Maicosuel) e Lucas Pratto (Jô)
Treinador: Levir Culpi