Topo

Cruzeiro acerta detalhes para fechar com joia da Portuguesa

Meia de 21 anos pode pintar no Cruzeiro nos próximos dias - Moisés Nascimento / Divulgação Portuguesa
Meia de 21 anos pode pintar no Cruzeiro nos próximos dias Imagem: Moisés Nascimento / Divulgação Portuguesa

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

10/02/2015 09h05

O Cruzeiro se acertou com o staff de Gabriel Xavier e agora negocia a liberação do meia-atacante junto à Portuguesa, detentora de seus direitos econômicos. Os clubes ainda não entraram em acordo, mas mantêm conversas para que o apoiador deixe o Canindé sem quaisquer imbróglios judiciários. Há um consenso entre as partes para que o bicampeão brasileiro desembolse um montante para efetuar a contratação.

As tratativas são conduzidas por Valdir Barbosa, gerente de futebol cruzeirense, e Ilídio Lico, presidente do clube paulistano. A princípio, a negociação esbarra no valor exigido pela Portuguesa, o qual não é revelado pelas partes. Com o intuito de contratá-lo, os mineiros contam com o aporte de um investidor, mas tentam reduzir a quantia exigida.

Os representantes do atleta não confirmam, mas há um acordo entre eles e os dirigentes do Cruzeiro para que o atleta, de 21 anos, vista a camisa do bicampeão nacional. Eles aguardam apenas a liberação da Portuguesa para ratificarem a negociação.

"O Cruzeiro não fez proposta, nem poderia fazer, porque o atleta ainda tem contrato com a Portuguesa. Mas é claro que há um entendimento para que ele defenda o Cruzeiro. Estamos aguardando as conversas entre os clubes se encerrarem para fecharmos tudo", afirmou Junior Pedroso, agente do apoiador, ao UOL Esporte.

Gabriel Xavier moveu uma ação trabalhista contra a Lusa devido aos frequentes atrasos salariais. A situação se tornou pública e a sua saída do Canindé passa pela retirada do processo judicial, conforme apurado pela reportagem. Os próprios dirigentes do Cruzeiro tentam demovê-lo da ideia.?

O jogador tem 21 anos e costuma atuar pela faixa central e esquerda do gramado. Em 2014, realizou 40 jogos pela Portuguesa. Pelo Brasileiro da Série B, torneio em que a Lusa acabou rebaixada à terceira divisão, Gabriel marcou quatro gols e deu uma assistência nos 29 compromissos jogados.