Topo

Vice em 2014 após empates, Atlético mira a liderança no Mineiro em 2015

Em disputa particular com o Cruzeiro, atleticanos querem a liderança da primeira fase do Mineiro - Rodrigo Clemente/Divulgação Nikon
Em disputa particular com o Cruzeiro, atleticanos querem a liderança da primeira fase do Mineiro Imagem: Rodrigo Clemente/Divulgação Nikon

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

10/02/2015 06h00

As duas últimas finais do Campeonato Mineiro foram entre Atlético-MG e Cruzeiro, sempre com a equipe celeste jogando por dois empates. A fórmula do estadual em Minas Gerais premia quem termina a primeira fase na liderança, e é assim desde 2004. Se em 2013 o time alvinegro conseguiu levar a melhor, com o 4 a 2 no placar agregado, no ano passado perdeu o título justamente por ter ido mal na primeira fase. Com campanha melhor, o Cruzeiro evitou o tricampeonato do Atlético depois de dois empates em 0 a 0.

O péssimo começo no último Mineiro serviu de lição para 2015. Se agora a equipe treinada por Levir Culpi tem 100% de aproveitamento, em 2014 o time de Paulo Autuori somava apenas quatro pontos em 12 possíveis. Ainda é cedo para apontar quem vai terminar a primeira fase na liderança, mas o começo atleticano é animador.

“O regulamento já favorece quem chega na frente para a disputa da semifinal e também da final. Pontuar como a gente está pontando é muito importante. Fora que as vitórias trazem mais confiança. Quando vencemos, até a recuperação física e mental é melhor”, comentou o volante Josué, que começou a temporada como reserva e vive a expectativa de ser titular nas próximas partidas do Estadual, já que o Atlético começa sua caminhada na Libertadores na próxima semana.

Com seis pontos em seis disputados, o Atlético precisa manter um desempenho muito elevado para confirmar o primeiro lugar. Nos últimos quatro anos, a equipe que terminou na melhor colocação não perdeu um jogo sequer na fase inicial e sempre com aproveitamento acima de 80% dos pontos disputados. Portanto, de acordo com os números entre 2011 e 2014, o Atlético precisa fazer 29 pontos para não depender de outros resultados.

Com mais nove partidas pela frente, a equipe de Levir Culpi teria que vencer sete e conseguir dois empates, ou então vencer oito vezes. Se no passado foram 23 pontos conquistados na fase inicial, o começo neste Mineiro motiva os jogadores atleticanos. Embora o clube tenha objetivos mais altos, como Libertadores e Brasileiro, vencer dentro de casa nunca faz mal.

“O começo de ano está melhor do que foi no passado, sem dúvidas. Até mesmo pelos próprios resultados. E quando o ano começa assim, a expectativa é muito grande. Muitas pessoas já começam a falar que o Atlético é o favorito para determinada competição. Mas temos que pensar jogo a jogo, semana a semana, procurar evoluir e sempre com os pés no chão. Sabendo que temos condições de ir longe em todas competições que vamos disputar”, disse Josué.