Topo

Com estreia de uruguaio e gols de Damião, Cruzeiro vence e dorme na ponta

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

11/02/2015 23h58

Abrindo a terceira rodada do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrentou o Guarani e saiu vencedor peloplacar de 3 a 1. O jogo marcou a estreia do meia Giorgian De Arrascaeta, que mostrou muita personalidade e não sentiu o peso da camisa celeste. Os gols da partida foram marcados por Leandro Damião (duas vezes) e Judivan. João Carlos descontou para o Guarani.

Com o resultado, o Cruzeiro sobe para a primeira posição da tabela, agora com sete pontos e um jogo a mais que os demais. O Guarani permanece com dois, na beira do rebaixamento. Também nesta noite de quarta-feira, a URT fez o clássico de Patos de Minas contra o Mamoré e saiu derrotado em casa por 1 a 0.

Fases do jogo

O Cruzeiro foi melhor durante todo o primeiro tempo. A escalação de Arrascaeta deu uma outra cara ao time titular e a equipe apresentou seu melhor futebol nesses três primeiros compromissos no estadual. Aos dois minutos de jogo, o uruguaio mostrou seu cartão de visita e quase marcou um gol após driblar o goleiro. Canhoto, mas com habilidade na perna direita, o meia deixou o Cruzeiro mais dinâmico, rápido e criativo. Conseguiu fazer a bola chegar a Leandro Damião, mais à frente. As principais descidas aconteciam pelo lado esquerdo, enquanto o Guarani tentava, sem sucesso, responder nos contra-ataques.

A partir da metade do primeiro tempo, o Cruzeiro seguiu em cima, mas o jogo ficou mais truncado. A maior frequência de faltas coincidiu com a paralisação da partida por conta das substituições precoces devido à contusões nos dois times. Totalmente envolvido, o Guarani passou sufoco, mas conseguiu levar o empate para o vestiário.

Mesmo com o ritmo um pouco menos intenso no segundo tempo, o gol do Cruzeiro virou apenas questão de tempo. Fábio Júnior perdeu uma ótima chance dentro da pequena área e no lance seguinte, Eurico cruzou bem para Leandro Damião dominar com tranquilidade dentro da área e marcar seu primeiro gol, abrindo o placar.

Os 15 minutos finais se aproximaram com o jogo ainda aberto. O Guarani passava mais tempo no campo de ataque e em uma das ocasiões o Cruzeiro roubou a bola e Marquinhos lançou o garoto Judivan, a pouco mais de dez minutos em campo. O garoto entrou na área, fintou o marcador e fez o segundo. Instantes depois, o Guarani ainda diminuiu com João Carlo, em seu primeiro lance após ser promovido ao campo de jogo. No escanteio pela direita, o atacante aproveitou o rebote de Fábio e marcou o seu. Já no final do jogo, Damião aproveitou outro bom passe de Marquinhos e tocou na saída do goleiro. 3 a 1 placar final.

O melhor: Apesar da ótima partida de De Arrascaeta, Leandro Damião acabou o jogo como nome da partida, por conta do primeiro gol e do tento definitivo que decretou a vitória do Cruzeiro.

Chave do jogo: Faltando poucos minutos para o fim do jogo, quando o Guarani ainda ameaçava atrapalhar os planos do Cruzeiro, Damião recebeu a assistência de Marquinhos e fechou a conta, selando o resultado da partida.

Vale lembrar:

Jogo em campo neutro: Por conta de condições insuficientes no estádio Farião, em Divinópolis, a partida precisou ser mandada para a Arena do Calãdo, em Nova Serrana.

Reencontro com o artilheiro: O jogo marcou o reencontro do Cruzeiro com Fábio Júnior, atacante que fez história no clube durante os anos 90, e hoje com 37 anos.

Torcida no barranco: Atrás de um dos gols, não havia arquibancada. Alguns torcedores que não compraram ingresso aproveitaram a brecha para assistirem à partida do lado de fora do estádio, mas com visão para o campo de jogo.

GUARANI 1x3 CRUZEIRO
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Data/Hora: 11/02/2015, às 22h
Local: Arena do Calçado, em Nova Serrana

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF/FMF)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (CBF/FMF) e Luiz Antônio Barbosa (CBF/FMF)

GOLS: Leandro Damião, 14'2ºT (0-1); Judivan, 35'2ºT (0-2); Leandro Damião, 46'2ºT (1-3) 
Cartões amarelos: Carlos Renato, Vinícius Kiss, Marx (GUA), Mena (CRU) 

Guarani: George, Roger (João Carlos, 36'2ºT), Marx, Thiago Papel e Carlos Renato; Jataí, Leandro Ferreira, Djalma (Vinícius Kiss, 20'1ºT) e Michel Cury; Marcinho (Walterson, 28'2ºT) e Fábio Júnior. Técnico: Gian Rodrigues.

Cruzeiro: Fábio; Mayke (Eurico, 20'1ºT), Fabiano, Leo e Mena; Willian Farias (Felipe Seymour - Intervalo) e Henrique; Marquinhos, De Arrascaeta e Willian (Judivan, 22'2ºT); Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.