Topo

Foto de Messi tinha algo que outras não tinham e foi premiada por isso

Do UOL, em São Paulo

13/02/2015 13h49

Uma foto do argentino Lionel Messi no dia da decisão da Copa do Mundo de 2014, que foi realizada no Brasil, foi a vencedora da categoria esportiva numa premiação anual “World Press Photos”. O que chamou atenção, porém, foi a lista de concorrentes: apenas duas imagens do segmento foram consideradas aptas – o concurso elimina fotografias que tenham sido manipuladas.

Segundo a “World Press Photos”, 20% das imagens inscritas no concurso de 2015 acabaram eliminadas por manipulação. O esporte foi a categoria que mais sofreu, a ponto de não ter conseguido sequer um terceiro colocado.

“Não quero dizer que foi apenas o esporte porque todas as categorias foram afetadas, mas na penúltima rodada, depois de termos escolhido o primeiro e o segundo lugar, não tinha sobrado nada. Todas as outras imagens haviam sido removidas do concurso”, contou Lars Boering, diretor-executivo da premiação.

As imagens inscritas no concurso foram submetidas a um time de especialistas. Além de julgar o nível de cada foto, esses profissionais ficaram responsáveis por tentar identificar adulterações.

“Achamos muitas, e isso nos desapontou. É algo sobre confiança e ética no jornalismo. As imagens deviam ser genuínas e reais”, declarou Boering. Em casos que a comissão considerou “extremos”, elementos foram inseridos ou retirados das fotos.

A imagem vencedora recebeu o título “O jogo final”. Na foto, Messi observa a taça da Copa do Mundo no dia em que a seleção argentina foi superada pela Alemanha, que ficou com o título do torneio realizado no Brasil.