Topo

Organizada do São Paulo irá de trem para Itaquera, mas não sabe como voltar

21.set.2014 - Torcida do São Paulo lota seu espaço para o clássico contra o Corinthians, em setembro - Danilo Lavieri/UOL
21.set.2014 - Torcida do São Paulo lota seu espaço para o clássico contra o Corinthians, em setembro Imagem: Danilo Lavieri/UOL

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

13/02/2015 18h59

A Polícia Militar do Estado de São Paulo definiu nesta sexta-feira o esquema de segurança para o clássico entre Corinthians e São Paulo, na próxima quarta-feira, válido pela Copa Libertadores da América. Ficou definido que a torcida organizada Tricolor Independente, do São Paulo, será escoltada de sua sede, na rua 24 de Maio, no centro de São Paulo, até a estação da Luz.

De lá, os membros da Tricolor Independente vão pegar um trem convencional, por volta das 19h30, até a estação Dom Bosco da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os torcedores descem e serão novamente escoltados até o estádio. O jogo está previsto para começar às 22h. No total 40 mil ingressos foram colocados à venda e são esperados 2 mil são-paulinos.
 
O problema é a volta, já que o Metrô terá as catracas funcionando até a 0h30, enquanto a CPTM fechará à meia-noite. A Polícia Militar pretende segurar a torcida do São Paulo pelo menos 1 hora após o término da partida, o que inviabilizaria o uso do transporte coletivo por esses torcedores.
 
Por conta disso, a diretoria da torcida protocolou um ofício à Secretaria Estadual de Transportes, com cópia ao 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar, à Polícia Civil e à Federação Paulista de Futebol, requerendo uma alternativa para o retorno. 
 
Se não houver acordo, os torcedores prometem voltar a pé pela Radial Leste. "Não podemos nos responsabilizar por eventuais confrontos no trajeto de volta", afirma Bruno Silva, 28, diretor do departamento de bandeiras da Independente. "Estamos aguardando uma solução, mas até agora não obtivemos nenhum retorno", diz
 
Todas as portarias serão abertas às 19h, mas as bilheterias só funcionarão das 10h às 18h. Os torcedores do time visitante terão acesso pelo portão G, esplanada sul, portão 05. Já a torcida organizada deverá entrar pelo portão O, esplanada leste, sentido norte. Vale ressaltar que no dia da partida não serão vendidos ingressos para a torcida visitante. A reunião ocorreu no 2º Batalhão do Choque com representantes das organizadas dos dois clubes.