Topo

Atlético-MG vence o Democrata-GV, mas perde dois titulares para quarta

Jogadores do Atlético-MG comemoram gol de Dátolo, contra o Democrata-GV - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Jogadores do Atlético-MG comemoram gol de Dátolo, contra o Democrata-GV Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

14/02/2015 21h23

O Estádio Independência recebeu um grande público na noite deste sábado de Carnaval para acompanhar o duelo entre Atlético-MG e Democrata-GV. Apesar de mais uma boa vitória da equipe de Levir Culpi, dessa vez por 2 a 1, o torcedor atleticano não voltou para casa completamente satisfeito, já que dois titulares se machucaram e estão fora da estreia da Libertadores, contra o Colo-Colo, no Chile.

Dátolo e Luan fizeram os gols do Atlético, enquanto João Paulo descontou, mas o assunto de maior interesse deixou e ser o campo e passou a ser o vestiário alvinegro. Marcos Rocha foi substituído aos 16 minutos e Pratto aos 41, ambos na primeira etapa. Então, depois do intervalo, veio a confirmação por parte do médico Otaviano Oliveira de que os dois atletas não têm condições de jogo para quarta-feira.

Notícia que fez a terceira vitória em três jogos no estadual ter um sabor amargo, já que a preocupação neste sábado era mais em dar ritmo de jogos aos titulares, visando os confrontos pela Copa Libertadores, contra Colo-Colo e Atlas, nas duas próximas semanas. Se o Carnaval não começou muito bem, o atleticano espera ao menos por uma quarta-feira de cinzas melhor.

Fases do jogo: Assim como aconteceu nas três primeiras partidas da temporada, o Atlético começou no ataque contra o Democrata. A saída de bola foi da equipe de Governador Valadares, mas tão logo que recuperou a posse, o time alvinegro passou a jogar no campo de ataque. A recompensa veio aos oito minutos, com gol do argentino Dátolo. O camisa 10 recebeu de Pedro Botelho e teve tranquilidade para ajeitar e bater sem chances para Fábio Noronha.

Alguns minutos depois o lateral direito Marcos Rocha dividiu uma bola e se machucou. Apesar de deixar o campo tranquilizando o goleiro Victor, o jogador atleticano está vetado. Assim como Lucas Pratto, que aos 40 minutos caiu em campo e já pediu para ser substituído. Se Rocha deixou o gramado confiante, o argentino saiu com cara de poucos amigos.

Se no primeiro tempo o gol saiu rápido, no segundo também. Mais uma vez em passe de Dátolo e agora com Luan, de cabeça, como tem sido um costume no Atlético. Por causa das duas alterações por lesões, Levir Culpi não conseguiu colocar Cárdenas em campo. Portanto, a estreia do argentino para ficar para uma próxima oportunidade, já que entraram Patric, Jô e Dodô.

Com o resultado adverso, o Democrata ainda tentou fazer algo na partida. O técnico Gilmar Estevam mudou o esquema do time, deixando de jogar com três zagueiros. O time lutou bastante e esteve muito perto de marcar aos 40 minutos, mas Victor fez um milagre em chute de Rodrigão. Só que aos 43 minutos o goleiro atleticano nada conseguiu fazer e João Paulo fez o gol dos visitantes.

O melhor: Luan. O baixinho comprovou que é bom mesmo na bola aérea. Marcou mais um gol de cabeça.

O pior: Lesões. A quatro dias da estreia na Copa Libertadores o técnico Levir Culpi tem dois problemas para escalar o time. Marcos Rocha e Lucas Pratto saíram machucados.

Chave do jogo: Pressão inicial. Pela quarta vez em quatro jogos o Atlético consegue abrir o placar antes dos 20 minutos, o que dá mais tranquilidade no restante da partida.

Para lembrar:

Trabalho: O domingo de Carnaval não vai ser de folga para os atleticanos. Os jogadores fazem o último treino em Belo Horizonte antes da viagem para o Chile.

Saiu o gol: Não foi dessa vez que o Atlético repetiu o feito de 2001, quando ficou sem sofrer gols nas três primeiras partidas do Mineiro.

Suspenso: O argentino Dátolo recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora da partida contra o o América-MG, no próximo domingo (22/2), no Independência.

Ficha técnica:
ATLÉTICO-MG 2 X 1 DEMOCRATA-GV

Data: 14/02/2015 (Sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 19.454
Renda: R$ 485.662,50
Arbitragem: Ronei Cândido Alves (árbitro), Marcus Vinicius Gomes e Leonardo Henrique Pereira (auxiliares)
Cartões amarelos: Dátolo (CAM); Wanderson (DGV)
Gols: Dátolo aos 8 min do primeiro tempo; Luan aos 7 min e João Paulo aos 43 min do segundo tempo

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha (Patric), Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Maicosuel, Dátolo (Dodô) e Luan; Lucas Pratto (Jô)
Treinador: Levir Culpi

DEMOCRATA-GV
Fábio Noronha; Rodrigo Lima (Flávio Lopes), Ricardo Duarte e Leomar; Osvaldir, Marcel, Júlio César, Wanderson (Kaio Wilker) e Denílson; Paulinho (João Paulo) e Rodrigão.
Treinador: Gilmar Estevam