Topo

Neymar está a 1 gol de seu recorde em campeonatos nacionais

Se marcar contra o Levante, Neymar iguala recorde pessoal de gols em campeonatos nacionais - AFP PHOTO/ GERARD JULIEN
Se marcar contra o Levante, Neymar iguala recorde pessoal de gols em campeonatos nacionais Imagem: AFP PHOTO/ GERARD JULIEN

Do UOL, em São Paulo

15/02/2015 06h00

Com a moral em alta na Espanha, mesmo após perder um pênalti no meio da semana, Neymar está prestes a alcançar seu recorde de gols numa mesma edição de campeonatos nacionais.

Se balançar as redes contra o Levante, nesse domingo, às 14h, o craque brasileiro chega a 17 tentos no Campeonato Espanhol. Mesmo número de gols que anotou pelo Santos no Brasileirão de 2010.

Em 2009, quando estreou com a camisa do Peixe, Neymar fez 10 gols no Campeonato Brasileiro. Enquanto em 2011 ele marcou 13 vezes e no ano seguinte, 14.

Em 2013, quando se transferiu para o time catalão, ele fez apenas um jogo pelo Santos no Brasileirão, na rodada de abertura contra o Flamengo, em que passou em branco. Já na sua primeira temporada no Camp Nou, o brasileiro fez 10 gols no Campeonato Espanhol.

Agora, com toda a parte final da temporada a ser jogada, Neymar pode alcançar ou até superar sua melhor marca - caso anote mais de um gol – em torneios nacionais. O Barcelona está a um ponto do líder Real Madrid em “La Liga”, que ainda tem 16 rodadas a serem disputadas. O que indica que o camisa 11 culé deve ultrapassar com folga seu recorde, ainda mais com o atual momento do Barça.

Após a crise do início do ano, o Barcelona teve uma reação incrível e chegou na última quarta, contra o Villarreal, nas semifinais da Copa do Rei, a dez vitórias consecutivas. O desempenho de Neymar, por sinal, tem sido decisivo para a recuperação catalã. Ele já marcou 5 gols no Espanhol nesse ano, além de outros 4 na Copa do Rei, competição da qual é artilheiro.

A principal explicação para o ótimo momento do brasileiro pode ser encontrada na parceria com Lionel Messi. Só em 2015, a dupla já tem 20 gols, deixando todo o time do Real Madrid, com 17, para trás.

Se continuar na mesma toada, Neymar caminha a passos largos para escrever seu nome entre os grandes da história do Barcelona. O camisa 11 tem 38 gols com a camisa azulgrená em menos de duas temporadas. Para se ter uma ideia do que isso significa, em cinco temporadas, Ronaldinho Gaúcho marcou 97 gols pelo Barça. Já Rivaldo, no mesmo período, balançou as redes 130 vezes e é o 5º maior artilheiro do equipe catalã.

Se marcar contra o Levante, de quebra, Neymar ainda supera Diego Maradona na artilharia do Barcelona. Em dois anos no clube, o argentino fez os mesmos 38 gols que Neymar tem hoje, mas alcançou a marca com 10 jogos a menos. Pois “El Pibe” teve hepatite e sofreu uma grave lesão no tornozelo, o que diminuiu seus minutos em campo. O dois craques sul-americanos chegaram no Camp Nou com a mesma idade, 21 anos. Mas se Maradona deixou o Barça sem ser unanimidade, Neymar já desponta como principal jogador do time depois de Messi.