Topo

Gols de cabeça salvam jogo travado, e PSG e Chelsea empatam em 1 a 1

Do UOL, em São Paulo

17/02/2015 19h35

No duelo mais esperado das oitavas de final da Liga dos Campeões, Chelsea e PSG ficaram no empate por 1 a 1, nesta terça-feira, no Parque dos Príncipes, no primeiro jogo do confronto.

O Chelsea foi melhor no primeiro tempo e o PSG dominou o jogo na etapa final. Os dois gols foram marcados de cabeça. Ivanovic abriu o placar para o Chelsea em jogada construída só por zagueiros. E Cavani descontou para o PSG.

Agora, os times fazem o jogo de volta no dia 11 de março, em Stamford Bridge, para decidir quem avança às quartas de final.

Fases do Jogo

Mesmo jogando no Parque dos Príncipes, o Chelsea começou a partida mantendo a posse de bola. Enquanto o PSG buscava desarmar e contra-atacar com velocidade.

E foi num contragolpe que o PSG chegou com perigo pela primeira vez. Aos 10 minutos, Courtois salvou o Chelsea em dois cabeceios no mesmo lance, primeiro de Matuidi e depois de Ibrahimovic.

O lance de perigo, porém, foi uma exceção na primeira metade do jogo, que decorreu em ritmo morno sem chances de gol para os dois times.

Aos 33 minutos, o PSG quase abriu o placar, novamente de cabeça. Após cobrança de escanteio, Cavani se adiantou no primeiro pau e desviou para encontrar o ângulo de Courtois, que salvou mais uma vez.

O castigo para o PSG veio logo em seguida. O Chelsea abriu o placar com uma jogada só de zagueiros. John Terry cruzou da esqueda, Cahill desviou de calcanhar e o sempre decisivo Ivanovic testou para superar Sirigu.

Depois de sair perdendo, o PSG acordou, adiantou suas linhas em campo e chegou a pressionar o Chelsea no fim da primeira etapa.

O vestiário no intervalo de jogo fez bem ao time de Laurent Blanc. O PSG voltou pressionando e conseguiu o empate logo aos 9 minutos do segundo tempo.

Como nas melhores oportunidades do time de Paris, Cavani usou a cabeça para deixar tudo igual. Após cruzamento de Matuidi, da esquerda, Cavani testou no chão para fazer 1 a 1.

Ligado no segundo tempo, o PSG continuou melhor e por pouco não virou o jogo aos 15 minutos. Ibrahimovic cortou o zagueiro e chutou cruzado para mais uma grande defesa de Courtois. Lavezzi pegou a sobra e Aspilicuelta salvou em cima da linha.

O jogo ganhou intensidade após o empate e ficou emocionante no final. O PSG foi pra cima do Chelsea, mas sem muita criatividade não conseguiu a virada.

O melhor: Courtois – Por mais que o PSG não tenha criado muitas chances de gol, o goleiro do Chelsea salvou o time inglês em algumas cabeçadas do time parisiense, cujas melhores chances foram criadas em jogadas aéreas.

O pior: David Luiz – O brasileiro até apresentou boa saída de bola, variando passes curtos e lançamentos longos, mas falhou taticamente no gol do Chelsea e foi bastante cornetado nas redes sociais. Era ele quem marcava Ivanovic quando o sérvio testou para inaugurar o placar do jogo. Além disso, o cabeludo fez muitas faltas bobas no entorno da área do Chelsea.

Chave do jogo: Postura do PSG -  Nem parecia que o PSG jogava diante de seus torcedores no Parque dos Príncipes. O time esperou o Chelsea tomar a iniciativa do jogo na maior parte do tempo e não conseguiu concretizar a estratégia de sair em velocidade no contra-ataque. Só no segundo tempo o time de Laurent Blanc voltou mais ofensivo e impondo seu jogo. Resultado: após sair atrás no marcador, o PSG melhorou e chegou ao empate.

Toque dos técnicos: Com muitos desfalques no elenco, o técnico do PSG, Laurent Blac, optou por começar com David Luiz no meio-campo, ao lado de Matuidi e Verratti. A escalação do brasileiro como volante simbolizou a postura do time da casa no primeiro tempo, que deu a posse de bola para o Chelsea e jogou apostando numa chance para decidir o jogo.

Para lembrar:
Diego Costa voltou a atuar pelo Chelsea após cumprir três jogos de suspensão por agredir com um pisão o lateral Emre, do Liverpool, durante clássico na Copa da Liga Inglesa.

Seis brasileiros estiveram em campo no duelo desta terça-feira: Oscar e Ramires, pelo Chelsea, e David Luiz, Thiago Silva, Marquinhos e Maxwell, do lado do PSG. E ainda teve a presença de Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol.

Além de grandes nomes dentro de campo, a primeira partida entre PSG e Chelsea contou com figuras ilustres na arquibancada do Parque dos Príncipes: Dunga, Alex Fergusson, Michel Platini, Raí, David Beckham, Didier Deschamps e Nicholas Sarkozy foram alguns deles.