Topo

Atlético-MG perde para o Colo-Colo em noite de falhas defensivas

Do UOL, em Belo Horizonte

18/02/2015 23h57

Até mesmo aquele super-herói costuma ter um dia de vilão. Foi exatamente isso que aconteceu com o goleiro Victor. Ídolo maior de uma geração de torcedores do Atlético-MG, o camisa 1 falhou no primeiro gol do Colo-Colo. Até então melhor no jogo, o time brasileiro acabou derrotado por 2 a 0, na estreia na Copa Libertadores, com gols de Flores e Paredes.

O começo de jogo foi animador, com o Atlético criando chances e roubando muitas bolas. O Colo-Colo já se mostrava impaciente e apresentava dificuldades na saída de bola. Mas os brasileiros não aproveitaram. Foi então que Flores chutou de longe e Victor falou. A partir daí o que se viu no Estádio Monumental, em Santiago, foi um Atlético completamente perdido.

Erros de marcação, passes e cruzamentos sem destinos certos, além da defesa exposta. O zagueiro Jemerson fazia boa partida, até errar o tempo de bola e deixar Paredes subir sozinho para ampliar o marcado. Levir Culpi, por sua vez, bem que tentou reorganizar o time, mas algumas peças importantes não funcionaram, como Dátolo e Leandro Donizete, enquanto Maicosuel, Jô e Pedro Botelho pouco acrescentaram.

Agora o Atlético tem uma semana para consertar o que não funcionou, já que no dia 25 tem o Atlas, do México, no Independência. Em uma situação inédita na Copa Libertadores, já que nas duas últimas temporadas o Atlético largou na competição com triunfos, não como lanterna do grupo.

Fases do jogo: A tão famosa pressão inicial jamais existiu. O Atlético logo tomou conta da partida e jogava como se estivesse em casa, no campo do adversário. Jemerson aos 4 e Luan aos 11 minutos assustaram o goleiro Vilar, mas as finalizações foram fora do alvo. Embora não ficasse mais tempo com a bola, a equipe brasileira era mais perigosa. Patric e Jô também levaram perigo ao gol chileno, mas em bolas chutadas para fora.

Sem espaço na defesa atleticana e com dificuldades para tocar a bola, a solução encontrada pelo Colo-Colo foi arriscar de fora da área. E deu certo, para azar do Atlético e infelicidade do goleiro Victor, que foi muito mal e aceitou um chute de longe do meia-atacante Felipe Flores. O gol abalou a equipe de Levir Culpi, que perdeu a tranquilidade e o controle do jogo. E quase que a situação piorou, mas por sorte Paredes acertou o travessão em oportunidade cara a cara com o goleiro Victor.

Nem mesmo a conversa no intervalo resolveu o problema apresentado nos minutos finais do primeiro tempo. Passes errados e espaço para os contra-ataques do Colo-Colo se tornaram frenquentes. Levir Culpi ainda tentou mudar o posicionamento do time, com a saída de um volante (Rafael Carioca) para entrada de um meia (Dodô). Mas não deu nem tempo para ver se a decisão foi acertada, pois dois minutos depois, aos 19, Paredes aproveitou falha de Jemerson e ampliou o placar.

Depois de um primeiro tempo superior, a equipe brasileira sucumbiu na etapa final. O ataque mal conseguia segurar a bola e no fim das contas a derrota por 2 a 0, diante do futebol apresentado no segundo tempo, acabou de bom tamanho.

O melhor: Felipe Flores. O meia atacante abriu o marcador para o Colo-Colo e ainda deu muito trabalho para a defesa brasileira, especialmente por jogar em velocidade pelos lados do campo.

O pior: Maicosuel. Mesmo durante o período que o Atlético estava melhor em campo, o meia não conseguiu acertar os passes. Ele também foi mal na marcação.

Chave do jogo: A falha de Victor. O Atlético estava bem, melhor em campo até o gol do Colo-Colo. O erro do goleiro foi determinante no resultado final.

Para lembrar:

Retorno: A delegação atleticana só desembarca em Belo Horizonte na noite desta quinta-feira, às 23h30, por conta dos horários dos voos.

Mineiro: O Atlético dá uma pausa na Copa Libertadores e foca o Campeonato Estadual. No domingo tem clássico com o América-MG, pela quarta rodada.

FICHA TÉCNICA
COLO-COLO 2 X 0 ATLÉTICO-MG

Data: 18/02/2015 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Motivo: 1ª rodada fase de grupos da Copa Libertadores
Local: Estádio Monumental, em Santiago (CHI)
Arbitragem: Mauro Vigliano (árbitro), Juan Belatti e Ezequiel Brailovsky (auxiliares)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Rafael Carioca e Jemerson (CAM)
Gols: Flores aos 39 min do primeiro tempo; Paredes aos 21 min, Gladkiy aos 37min e Fernando aos 42min do segundo tempo

COLO-COLO
Vilar; Fierro, Vilches, Barroso (Cáceres) e Beausejour; Pavez, Jaime Valdés e Flores (Baeza); Juan Delgado (Vecchio), Suazo e Paredes
Treinador: Héctor Tapia

ATLÉTICO-MG
Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Leandro Donizete, Rafael Carioca (Dodô), Dátolo, Maicosuel e Luan; Jô (Cesinha)
Treinador: Levir Culpi