Topo

Alvo de racismo em metrô pede cadeia para torcedores do Chelsea

Do UOL, em São Paulo

19/02/2015 08h41

As imagens de um ato racista em um metrô de Paris, quando torcedores do Chelsea impediram um homem de embarcar, rodaram o mundo. E, dois dias depois de as filmagens surgirem, o alvo dos ingleses se pronunciou sobre o que sofreu. Souleymane S., um francês de 33 anos, falou ao jornal Le Parisien e pediu punição para os torcedores.

Souleymane, casado e pai de três filhos, tentou embarcar no trem duas vezes, mas foi empurrado pelos ingleses, que ainda cantaram “Nós somos racistas, nós somos racistas e é assim que gostamos”. Naquele momento, ele não sabia que estava sendo filmado. Agora, promete denunciar o caso.

"Eu não sabia que tinha sido filmado. O fato de saber me da coragem de reclamar com a polícia. Tenho a intenção de recorrer a associações anti-racistas . Essas pessoas, esses torcedores ingleses devem ser encontrados, punidos e devem ir para a cadeia. O que aconteceu não deve ficar impune”, afirmou ele.

O francês relatou os momentos na estação e contou que nunca havia passado por algo tão intenso, apesar de conhecer bem os efeitos do racismo.

“Eu queria entrar no metrô, mas um grupo de torcedores me bloqueou e me empurrou. Tentei forçar a passagem e, na luta, perdi meu telefone. Eles me disseram coisas em inglês, mas eu não falo uma palavra e não entendi. Mas percebi que estavam me atacando por minha cor de pele. Eu convivo com o racismo, não estava surpreso, mesmo sendo a primeira vez que acontecesse assim no metrô”, afirmou o francês, que preferiu não revelar seu sobrenome na entrevista ao Le Parisien.

Ele conta que integrantes da equipe do metrô entraram no meio da confusão, mas não necessariamente para defendê-lo. “O objetivo era que a linha não parasse”.

Souleymane pegou o próximo trem, e sequer contou aos familiares o que se passou. “Meus filhos? Falar: ‘o papai estava naquele empurra-empurra no metrô porque ele é negro’? Isso é inútil.”

O caso teve grande repercussão e inclusive pessoas ligadas ao Chelsea condenaram o ocorrido, pedindo para que os torcedores sejam identificados e punidos. De acordo com o jornal Daily Mail, um dos envolvidos teve a identidade conhecida. Seria Josh Parsons, um inglês de 20 anos que estudou em uma cara escola de sua cidade.

Promotores já se lançaram no caso e prometem ir atrás dos torcedores para aplicar a pena prevista nestes casos, que pode chegar a três anos de prisão e cerca de R$ 100 mil em multas.