Topo

Cruzeiro faz proposta e tenta contratação de 'Balotelli do Grêmio'

Yuri Mamute deve trocar o Grêmio pelo Cruzeiro, novamente por empréstimo - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Yuri Mamute deve trocar o Grêmio pelo Cruzeiro, novamente por empréstimo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

20/02/2015 14h57

O Cruzeiro está disposto a contratar Yuri Mamute, atacante de 19 anos do Grêmio. O jovem tem fama nas categorias de base da seleção brasileira e de lá traz um apelido dado pela imprensa da Itália: Mamutelli. O nome é referência ao atacante Mario Balotelli. No ano passado, o jovem defendeu o Botafogo, clube com o qual ainda tem contrato vigente. 

A alcunha 'Mamutelli' nasceu após o bom desempenho no Torneio de Toulon de 2013, onde foi goleador com a seleção brasileira. A força física e o chute forte marcam as características dele, que atua tanto como segundo atacante quanto como centroavante. 
 
Mas mesmo sob vínculo com o alvinegro carioca, Mamute retornou ao Grêmio depois da participação da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20. E lá foi titular da equipe comandada por Alexandre Gallo, disputou sete partidas e marcou um gol. 
 
A presença em seleções de base não é novidade. Conhecido pela força física, o atacante é presença frequente em times nacionais. No tricolor gaúcho, subiu para o profissional com 16 anos e recebeu as primeiras oportunidades com o técnico Renato Gaúcho. No entanto, não chegou a jogar regularmente, permanecendo sempre no banco de reservas. Tanto que buscou outro destino no segundo semestre de 2014. No Botafogo, disputou 19 partidas e marcou um gol. 
 
A ideia do Cruzeiro é tê-lo por empréstimo. O vínculo com o Grêmio foi renovado recentemente depois de uma longa negociação e com o jogador permanecendo um período afastado. Agora, a ligação ao tricolor vai até o fim dezembro de 2018 e a ideia é atuar regularmente, seja em Porto Alegre ou outro clube. Oficialmente, a direção gremista nega saída.
 
Entretanto, Mamute não tem condições legais de defender o clube gaúcho pois o contrato com o Botafogo ainda não foi rescindido na CBF. Com isso, ele treina repetidamente separado do elenco principal, que conta com Everaldo e Lucas Coelho para o ataque e está no mercado em busca de reforços para o setor. 
 
Grêmio e Cruzeiro tem uma série de ligações neste início de temporada. Douglas Grolli foi do time gaúcho ao mineiro por conta de uma dívida envolvendo Marcelo Moreno. Os gaúchos buscaram informações, mas acabaram não levando Dagoberto. E agora uma nova negociação entre eles coloca Mamute cedido. 
 
Outro ponto que pode ter alguma influência na ida de Mamute é a necessidade de contemplar o Cruzeiro com a rescisão de contrato de Kleber Gladiador. O clube mineiro tem 50% dos direitos econômicos do jogador, que ficará sem contrato ao ter a ligação ao Grêmio encerrada. O clube trabalha para finalizar esta situação (com Kleber) e 'encerrar o problema' o quanto antes. 
 
O Cruzeiro evita falar sobre a possível contratação da joia gremista, de 19 anos. Questionado pela reportagem sobre o interesse no atacante, o supervisor de futebol Benecy Queiroz tergiversou.
 
"Eu não confirmo nem nego essa situação. Adoto esse discurso. Passei a manhã cuidando de inscrição de atletas para a Taça Libertadores e não posso falar sobre o assunto. Talvez o presidente fale algo", disse.
 
O mandatário Gilvan de Pinho Tavares também foi procurado pela equipe do UOL Esporte. Entretanto, não atendeu e tampouco retornou às ligações antes do fechamento desta reportagem.
 
Caso a chegada de Yuri Mamute à Toca da Raposa II seja confirmada, será o quinto nome para o setor ofensivo. O clube contratou, nesta janela de transferências, Leandro Damião, Henrique Dourado, o colombiano Riascos e o camaronês Joel.?