Topo

Damião faz dois, dá assistência e comanda vitória do Cruzeiro sobre o Boa

Leandro Damião balança a rede do Boa Esporte duas vezes e se destaca em jogo do Cruzeiro - Dudu Macedo / Fotoarena
Leandro Damião balança a rede do Boa Esporte duas vezes e se destaca em jogo do Cruzeiro Imagem: Dudu Macedo / Fotoarena

Do UOL, em Belo Horizonte

21/02/2015 20h21

O Cruzeiro obteve uma vitória tranquila sobre o Boa Esporte, na noite deste sábado, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Com gols de Marquinhos e Leandro Damião, duas vezes, o atual campeão estadual venceu o time de Varginha por 3 a 0, no Mineirão. A equipe chega à liderança, com 10 pontos, devido ao triunfo.

 

O time comandado por Marcelo Oliveira ocupa, momentaneamente, a primeira colocação do torneio regional, com um ponto acima do Atlético-MG. O arquirrival, no entanto, tem uma partida a menos.

 

O Boa Esporte, por sua vez, ocupa a oitava colocação, com apenas três pontos conquistados. A equipe do técnico Ney da Mata venceu apenas uma partida na temporada. Em compensação, foi derrotada por URT, Villa Nova e Cruzeiro, respectivamente.

 

Fases do jogo:O Cruzeiro foi o dono do jogo na etapa inicial. Responsável por criar as melhores jogadas, o atual bicampeão nacional teve em Leandro Damião o seu pilar ofensivo. O centroavante criou boas oportunidades e, inclusive, participou dos dois primeiros gols da equipe comandada por Marcelo Oliveira.

 

Logo aos sete minutos, o camisa 9 deu belo passe para Marquinhos. O meia-atacante, de primeira, estufou a meta defendida por Douglas e abriu o placar para o time. O gol deu ainda mais tranquilidade para o mandante.

 

Dezessete minutos mais tarde, o Cruzeiro ampliou o marcador no Gigante da Pampulha. Leandro Damião foi novamente o protagonista. O centroavante aproveitou escanteio cobrado por Giorgian De Arrascaeta e fez o segundo. No intervalo, o atacante celebrou.

 

“Fico feliz, acho que centroavante estar fazendo gol é sempre bom. O importante é vencer. A gente está pecando muito ainda na defesa, dando chances ao adversário para chegar ao nosso gol. É importante ter feito esse (gol), mas quero fazer mais para ajudar o nosso time chegar à vitória”, disse.

 

O Boa Esporte criou apenas duas oportunidades de balançar as redes do dono da casa. No primeiro tempo, o lateral direito Arlan aproveitou cruzamento do canhoto Marinho Donizete e finalizou de primeira, mas sem direção.

 

Na etapa complementar, a equipe interiorana contou com a qualidade de Ualisson Pikachu para incomodar o goleiro Rafael. O atacante, substituto de Natan, cobrou falta da intermediária e acertou o travessão.

 

Diante da melhora do adversário no segundo tempo, Marcelo Oliveira colocou o jovem Judivan na vaga de Marquinhos. Após assistir a boas apresentações do garoto revelado nas categorias de base do Cruzeiro, o treinador sabia que não poderia ser diferente. O apoiador deu belo passe para Leandro Damião marcar o segundo no confronto.

 

Principal nome do bicampeão nacional no setor de criação desde as negociações de Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, o uruguaio Giorgian De Arrascaeta não desencantou por pouco. O camisa 10 fez ótima jogada individual na parte final e finalizou rasteiro. A bola passou ao lado da trave de Douglas.

 

Substituto de Leandro Damião, o recém-contratado Henrique Dourado teve uma boa oportunidade de balançar a rede do goleiro Douglas, mas vacilou na finalização e mandou em cima do camisa 1 do Boa Esporte.

 

O melhor:Leandro Damião. O camisa 9 do Cruzeiro marcou dois gols no confronto e ainda deu um passe para que Marquinhos abrisse o placar na vitória por 3 a 0. Ele mostra que a má fase com a camisa do Santos está no passado e que o momento na Toca da Raposa II promete ser bem diferente. Não é à toa que ele deixou o campo ovacionado pela galera.

 

O pior:Natan. O atacante do Boa Esporte pouco fez enquanto esteve em campo. Substituído por Uallison Pikachu ainda no intervalo, o jogador pouco criou e errou todas as oportunidades que teve de criar jogadas para a equipe visitante.

 

Chave do jogo:Sete minutos de confronto. O gol do meia-atacante Marquinhos foi fundamental para a vitória do Cruzeiro. O jogador balançou a rede nos momentos iniciais do primeiro tempo e assegurou o triunfo para a equipe mandante.

 

Para lembrar:A atuação de Leandro Damião. A partida do camisa 9 foi memorável. O jogador balançou as redes adversárias duas vezes e ainda deu passe para o gol de Marquinhos.

 

Libertadores:O Cruzeiro estreia na competição internacional na próxima quarta-feira, às 22h, diante do Universitário Sucre, da Bolívia, fora de casa. A equipe não deve ser muito da diferente daquela que atuou neste sábado, contra o Boa Esporte.

 

Ficha técnica

Cruzeiro x Boa Esporte

 

Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Data: 21/2/2015

Hora: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Marco Aurélio A. Fazekas Ferreira (MG)

Assistentes: Janette Mara Arcanjo (Fifa) e Leandro Salvador da Silva (MG)

Público:15.568 torcedores

 

Cartão amarelo:Fabiano, Marquinhos e Eugenio Mena (CRU); Everton Ferrão (BOA)

 

Gols:Marquinhos – 7’/1ºT (1-0); Leandro Damião – 24’/1ºT (2-0); Leandro Damião – 17’/2ºT (3-0)

 

Cruzeiro:Rafael; Fabiano, Paulo André, Léo e Mena; Willian Farias, Henrique, Marquinhos (Judivan – 19’/2ºT) e Arrascaeta; Willian (Joel – 31’2º/T) e Leandro Damião (Henrique Dourado – 26’/2ºT).

Técnico:Marcelo Oliveira.

 

Boa Esporte:Douglas; Arlan, Matheus Ferraz, Everton Sena e Marinho Donizete; Leonardo, Mardley (Everton Ferrão – 28’/2ºT), Gilson e Hiltinho; Natan (Uallison Pikachu – Intervalo) e Daivison.

Técnico:Ney da Mata.