Topo

Guardiola surpreende em coletiva: "Xabi Alonso é o pior jogador do mundo"

Do UOL, em São Paulo

21/02/2015 18h30

Uma declaração do técnico Pep Guardiola na coletiva de imprensa após a goleada por 6 a 0 sobre o Paderborn neste sábado deixou os jornalistas e torcedores surpresos e confusos. Questionado sobre a baixa efetividade de Xabi Alonso ao fazer dupla com Schweinsteiger, o treinador do Bayern respondeu criticando duramente um de seus jogadores.

"Se seguíssemos o adversário poderíamos anulá-lo. (Nisso) O Xabi Alonso é o pior jogador do mundo. Compramos ele para dominar o jogo. Se Xabi tem a bola, é o melhor. Jogamos para ter a maior posse de bola possível", disse o Guardiola, criticando e defendendo Xabi na sequência.

A declaração do treinador surpreendeu os presentes, mas logo ele passou a defender seu jogador. Guardiola disse que Schweinsteiger está acostumado a jogar ao lado de atletas com as características de Alonso e que os dois podem jogar juntos sem problemas.

Xabi Alonso foi contratado pelo Bayern de Munique em agosto de 2014 e custou ao time cerca de 10 milhões de euros (R$ 32,65 milhões). O alto valor pago pelo atleta é um dos motivos da surpresa com a declaração de Guardiola. Uma possível justificativa para a crítica seria a expulsão do jogador no empate sem gols com o Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões.