Topo

Andrés e estádios: como novo diretor do Corinthians combate a inexperiência

Guilherme Costa e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

22/02/2015 06h00

Quando o Corinthians anunciou os nomes que formariam sua nova diretoria, chamou atenção a presença de Sergio Luiz Janikian. Aos 46 anos, o economista tem uma empresa que fornece material escolar e jamais havia ocupado um cargo no clube alvinegro. A despeito da falta de vivênica, foi escolhido para ocupar o posto de diretor de futebol no início do mandato do presidente Roberto de Andrade. Para ele, porém, dois fatores minimizam a falta de experiência: a vivência de arquibancada e a presença de Andrés Sanchez, que será superintendente de futebol da equipe alvinegra.

"Vivo e respiro futebol desde os cinco ou seis anos. Frequento estádios e não é pouco, desde a época da escola. Frequentei o colégio Rio Branco, que é do lado do Pacaembu, e depois cursei economia na Faap, que também fica ali perto. Então, invariavelmente, quartas, sábados e domingos eu estava ali na arquibancada. Vivo futebol e dedico uma parte da vida a ter informações sobre o Corinthians. Não sou um cara desligado. Nunca fui dirigente esportivo, mas não é como colocassem um médico para fazer a planta de um prédio que vão construir na Avenida Paulista", disse Janikian em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

"Eu serei diretor de futebol profissional, e o José Onofre de Souza Almeida cuidará do amador. Nós dois temos apoio do superintendente de futebol, cargo criado para o Andrés Sanchez. Então, tenho a felicidade e o privilégio de poder contar com a experiência dele para nos ajudar a fazer as coisas certas", completou o dirigente.

Janikian foi esscolhido por ser homem de confiança de Roberto de Andrade. Além disso, faz parte do grupo político do novo mandatário - e de Andrés - no Corinthians. O nome dele passou pelo crivo da cúpula alvinegra - como mostrou o UOL Esporte, num roteiro montado para que André Luiz de Oliveira, atual vice-presidente, tenha caminho livre para suceder Roberto de Andrade.

O novo diretor de futebol tem mantido contato telefônico constante com Andrés Sanchez. Na quarta-feira (18), dia em que o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 0 em Itaquera pela Copa Libertadores, eles conversaram pelo menos três vezes. Depois, tiveram rápido encontro nos vestiários.

"Ele me disse para ter calma e cuidado com a nova vida porque agora eu passo a ser uma pessoa com maior destaque", relatou Janikian. "Ele me passou orientações bem básicas sobre o departamento de futebol . Na semana que vem, teremos uma reunião para traçar planos e metas", completou.

A programação do departamento nesta semana incluirá uma retomada nas negociações sobre Paolo Guerrero. Principal jogador do Corinthians na temporada passada, o peruano tem contrato até o meio de 2015 e ainda não conseguiu chegar a um acordo sobre a renovação do vínculo.

"O assunto Guerrero está em pauta e é importante. Nós vamos ter uma conversa do zero porque houve um desgaste muito grande na gestão anterior, de lado a lado, do clube e do empresário do atleta. A única certeza que eu tenho é que de ambos os lados existe a vontade de construir um acordo. Então, acho que isso já vai facilitar nossa primeira missão", avaliou o novo diretor.