Topo

Mesmo com um a mais, Atlético-MG toma virada no clássico com o América-MG

Mancini comemora gol do América-MG contra o seu ex-time - PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO
Mancini comemora gol do América-MG contra o seu ex-time Imagem: PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

22/02/2015 17h59

América-MG e Atlético-MG fizeram um clássico muito ruim, ainda pior para a equipe atleticana. Derrotado por 2 a 1, de virada, o time alvinegro perdeu a invencibilidade no Campeonato Mineiro e a liderança da competição, que agora está com o rival Cruzeiro. André abriu o placar para o Atlético, que mesmo com um jogador a mais viu o adversário marcar com Bryan e Mancini.

Mesmo atuando com os reservas, o técnico Levir Culpi foi bastante cobrado pelos torcedores, especialmente quando sacou o meia Cárdenas. No momento em que a torcida pedia por Dodô, o escolhido do treinador para entrar, mas certamente não no lugar do colombiano. Torcida que se mostrou impaciente, tanto que Emerson Conceição e André foram vaiados antes mesmo do começo da partida.

Depois de um primeiro tempo ruim, o Atlético abriu o placar e ficou com jogador a mais. Mesmo assim o time continuou atuando mal e foi superado pelo América, caindo um tabu de quase quatro ano sem perder para o rival. Com a segunda derrota seguida, mesmo com time reserva, é momento de juntar as forças e se concentrar, pois na quarta-feira o time alvinegro tem difícil desafio pela Copa Libertadores.

Fases do jogo: A presença do meia Cárdenas em campo era a grande atração entre os jogadores reservas do Atlético. O colombiano começou bem, com bons passes e dribles. Mas nem com algumas jogadas de efeito ele conseguiu salvar a primeira etapa, que se resumiu em uma boa oportunidade para cada lado. Diego Lorenzi, aos 7, e Carlos, aos 8, finalizaram para fora as melhores oportunidades do primeiro tempo.

O segundo tempo começou um pouco melhor e logo aos 11 minutos o Atlético se viu em superioridade numérica, depois que Patrick derrubou Cesinha e recebeu outro cartão amarelo. André bateu a penalidade e abriu o placar, aos 13. O que parecia a sequência de uma vitória tranquila, com a torcida cantando o já tradicional “caiu no Horto, tá morto”, virou uma tarde de pesadelo.

O time que já não vinha bem se perdeu. O América-MG chegava na base dos contra-ataques e foi em deles que conseguiu empatar a partida, num golaço de Bryan, aos 19. Dez minutos depois o erro mais grave do árbitro Igor Benevenuto, que deu pênalti de Edcarlos em Felipe Amorim, mas em falta cometida fora da área. Mancini bateu e virou o placar.

Desorganizado, abalado e sem opções ofensivas no banco de reservas, o Atlético não conseguiu aproveitar a vantagem numérica e não criou uma oportunidade sequer para empatar o jogo.

O melhor: Mancini. O veterano meia do América-MG comandou as ações de sua equipe. A bola passa pelos pés dele em todas jogadas ofensivas e ainda fez o gol da vitória.

O pior: Trio de arbitragem. As duas equipes deixam o clássico com muito do que reclamar de Igor Benevenuto e seus auxiliares.

Chave do jogo: Expulsão de Patrick. Curiosamente o América ficou melhor em campo a partir do momento que passou a jogar com um jogador a menos.

Para lembrar:

Libertadores: O Atlético volta ao Estádio Independência nesta quarta-feira, para jogar contra o Atlas, do México, pela Copa Libertadores. O time alvinegro precisa da vitória.

Quinta vez: O clássico com o América foi a partida de número 90 do Atlético desde a reinauguração do Independência e apenas a quinta derrota do Atlético no estádio.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 X 1 ATLÉTICO-MG

Data: 22/02/2015 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 10.140 pagantes
Renda: R$ 273.615,00
Arbitragem: Igor Benevenuto (árbitro), Marconi Helbert Vieria e Felipe Costa de Oliveira (auxiliares)
Cartões amarelos: Bryan e Rodrigo Silva (AFC) Josué, André, Tiago, Carlos César, Edacarlos e Emerson Conceição (CAM)
Cartão vermelho: Patrick (AFC)
Gols: André aos 13min, Bryan aos 19min e Mancini aos 31min do segundo tempo

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Patrick, Alison, Anderson Conceição (André) e Bryan; Thiago Santos, Diego Lorenzi, Mancini, Felipe Amorim e Henrique (Robertinho); Rodrigo Silva (Douglas Dopô).
Treinador: Givanildo Oliveira

ATLÉTICO-MG
Victor; Carlos César, Tiago, Edcarlos e Emerson Conceição; Pierre, Josué (Danilo Pires), Cárdenas (Dodô) e Carlos; Cesinha e André.
Treinador: Levir Culpi